Atacado –31-10-2018
1 de novembro de 2018
Ministro da Agricultura diz que fusão com Meio Ambiente trará prejuízo
1 de novembro de 2018

Zema segue Bolsonaro e prevê fundir Agricultura e Meio Ambiente em MG

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que deverá fundir as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente. A ideia é a mesma pretendida, no âmbito dos ministérios, pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). “Muito provavelmente sim”, respondeu Zema em entrevista na tarde desta quarta-feira à Rádio Super, de Belo Horizonte, ao ser questionado sobre a fusão.

“Mas vamos manter toda a estrutura do Meio Ambiente à parte para que essa atribuição funcione muito bem, porque ela é essencial para a preservação do meio ambiente e também para poder agilizar as licenças ambientais, que hoje são um grande gargalo na gestão pública”, disse Zema.

Ao citar a emissão das licenças como um gargalo, Zema atende a uma queixa comum entre produtores rurais, mineradoras e empreendimentos diversos que precisam do aval ambiental do Estado. Em Minas, no entanto, não é a Secretaria de Meio Ambiente a única responsável pela emissão das licenças. Um órgão colegiado – com representantes do Ministério Público, do Executivo e da sociedade civil – é que dá a palavra final aos pedidos de licenciamento.

O atual governo de Fernando Pimentel (PT) alterou o rito de tramitação dos processos de licenciamento, permitindo que os empreendedores deem entrada em duas fases do licenciamento ao mesmo tempo – mudança que pretende dar mais agilidade aos processos.

Na mesma entrevista, Romeu Zema falou, entre outros assuntos, do Metrô na região metropolitana de Belo Horizonte – cujos planos de expansão da rede há anos não saem do papel. Ele afirmou que, diante da crise financeira que Minas vive, a saída para conseguir uma expansão das linhas será transferir o Metrô para as mãos da iniciativa privada. “A grande questão para o Metrô na região metropolitana vai ser apelarmos para a iniciativa privada. Não há recursos.”

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress