Mercado Físico Vaca – 22/05/07
22 de maio de 2007
Avaliação de conformação, precocidade e musculosidade na CFM
24 de maio de 2007

Votorantim Corretora: alguns conceitos sobre mercados futuros

A Votorantim Corretora esclarece alguns conceitos a respeito de mercados futuros. Leia um rápido resumo sobre, o que são contratos futuros, preços futuros e quais os contratos futuros agropecuários negociados na BM&F.

O que são Contratos Futuros?

São contratos de fixação de preços para uma data futura. Esses contratos obrigam as contrapartes a vender e outra a comprar a quantidade e o tipo estipulados de determinada commodity, pelo preço acordado, com liquidação do compromisso em data futura.

Necessariamente, um contrato futuro é padronizado e baseia-se em mercado físico organizado. Uma das características mais marcantes do mercado futuro é a existência do ajuste diário, preço que, ao final de um dia de negociações, será referência para os acertos financeiros das posições de compra e de venda mantidas em aberto em nome de determinado cliente, conforme apresentem lucro ou prejuízo.

O que é preço futuro?

É a cotação que determinado produto apresenta para uma data futura. Esse preço reflete as expectativas que os agentes do mercado possuem para o futuro em uma data presente. O preço futuro é negociado em pregão eletrônico e de viva voz. O pregão de viva voz ocorre na sala de negociações da BM&F, sendo realizado entre os operadores de pregão que recebem dos operadores de mesa ordens de venda e/ou compra transmitidas por clientes das respectivas Corretoras de Mercadorias. Isso significa que a negociação de contratos futuros na BM&F só é feita por intermédio das Corretoras de Mercadorias associadas à Bolsa.

Quais os contratos futuros agropecuários negociados na BM&F?

Na BM&F são negociados, Açúcar Cristal Especial, Álcool Anidro Carburante, Algodão, Bezerro, Boi Gordo, Café Arábica, Café Robusta Conillon, Milho e Soja. As negociações de Boi Gordo e Bezerro, na BM&F, são padronizadas da seguinte maneira:

Boi Gordo:

• Forma de negociação: pregão eletrônico.
• Unidades de negociação: 330 arrobas líquidas (1 arroba = 15 kg) de um bovino macho, castrado, bem acabado, em pasto ou confinamento, que apresente peso entre o mínimo de 450 kg e o máximo de 550 kg e idade máxima de 42 meses.
• Meses de negociação: todos os meses do ano.
• Cotação: reais por arroba líquida.

Bezerro:

• Forma de negociação: pregão eletrônico.
• Unidades de negociação: 33 animais. A especificação de cada animal será de um bezerro desmamado, nelore ou anelorado, com o mínimo de 170 kg.
• Meses de negociação: fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.
• Cotação: reais por animal.

Sobre a Votorantim Corretora

O principal foco da Votorantim Corretora são os mercados agropecuários, tais como boi gordo, bezerro, soja, milho, café, açúcar e álcool, onde estamos entre as 7 maiores corretoras do Brasil. Procuramos orientar os nossos clientes diariamente, através de calls e relatórios diários sobre o comportamento dos mercados, informações sobre clima, oferta e demanda, volume da safra, exportações, preços e escala de frigoríficos.

Para mais informações a respeito de mercados futuros e da corretora Votorantim, preencha o formulário abaixo.

Fonte: Votorantim Corretora

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress