Você precisa ter uma engrenagem estratégica de marketing e vendas

Se você é um empreendedor e tem um negócio de consultoria, é responsável por criar seu sistema de vendas que o coloque em uma posição forte. Isso porque em uma posição forte você será capaz de melhor atender seus melhores clientes.

Se você se colocou em uma posição fraca, possivelmente cometeu o maior erro de consultoria no agro, que é quando a pessoa é extremamente especializada, dedicada, conhecedora, entende muito da parte técnica.

Claro que você precisa ter esse conhecimento elevado, no estado da arte, na maestria do que você dá consultoria. Só que, além disso, você tem um negócio de consultoria.

Esse negócio não tem nada a ver com a parte técnica agropecuária, mas sim, com o negócio de venda de serviços, de venda de um produto complexo, de alto valor, que não é commodity.

Você precisa ter o que chamo de engrenagem estratégica de marketing e vendas. Isso não é fácil de fazer, mas é mais simples do que você imagina. Tem uma série de etapas que você precisa fazer.

No ciclo vicioso, não tem uma coisa que acaba com seu negócio, é uma sequência de coisas, mas cada uma vai puxando seu pé um pouco e daqui a pouco você está no chão.

Fonte: AgroTalento.

This post was published on 14 de novembro de 2019

Share
Published by
Miguel da Rocha Cavalcanti

Recent Posts

Convite: 12º Workshop AgroTalento: Como fazer a gestão profissional da sua fazenda

Para produtores apaixonados pelo agro que querem ter mais gestão na sua fazenda, nós temos… Read More

5 de agosto de 2020

Urge um papo reto – Por André Bartocci

Urge um papo reto. Sobre Comunicação e a nossa necessidade de ser compreendido pela sociedade, que… Read More

5 de agosto de 2020

JBS doa 50 mil cobertores e mais de 94 mil kits de higiene e limpeza ao Fundo Social de São Paulo

–A JBS, por meio do seu programa de responsabilidade social “Fazer o Bem Faz Bem… Read More

5 de agosto de 2020

Beyond Meat teve prejuízo de US$ 10 milhões no 2º trimestre

A Beyond Meat registrou prejuízo líquido de US$ 10,2 milhões no segundo trimestre (encerrado em… Read More

5 de agosto de 2020

Custo do “prato feito” consumido em casa subiu quase 4% em São Paulo entre janeiro e junho

A quarentena exigida para tentar conter a disseminação da covid-19 motivou a alta do custo… Read More

5 de agosto de 2020