Você precisa ter uma engrenagem estratégica de marketing e vendas

Se você é um empreendedor e tem um negócio de consultoria, é responsável por criar seu sistema de vendas que o coloque em uma posição forte. Isso porque em uma posição forte você será capaz de melhor atender seus melhores clientes.

Se você se colocou em uma posição fraca, possivelmente cometeu o maior erro de consultoria no agro, que é quando a pessoa é extremamente especializada, dedicada, conhecedora, entende muito da parte técnica.

Claro que você precisa ter esse conhecimento elevado, no estado da arte, na maestria do que você dá consultoria. Só que, além disso, você tem um negócio de consultoria.

Esse negócio não tem nada a ver com a parte técnica agropecuária, mas sim, com o negócio de venda de serviços, de venda de um produto complexo, de alto valor, que não é commodity.

Você precisa ter o que chamo de engrenagem estratégica de marketing e vendas. Isso não é fácil de fazer, mas é mais simples do que você imagina. Tem uma série de etapas que você precisa fazer.

No ciclo vicioso, não tem uma coisa que acaba com seu negócio, é uma sequência de coisas, mas cada uma vai puxando seu pé um pouco e daqui a pouco você está no chão.

View this post on Instagram

Se você é um empreendedor e tem um negócio de consultoria, é responsável por criar seu sistema de vendas que o coloque em uma posição forte. Isso porque em uma posição forte você será capaz de melhor atender seus melhores clientes. Se você se colocou em uma posição fraca, possivelmente cometeu o maior erro de consultoria no agro, que é quando a pessoa é extremamente especializada, dedicada, conhecedora, entende muito da parte técnica, mas não entende a consultoria como um negócio. Claro que você precisa ter esse conhecimento elevado, no estado da arte, na maestria do que você dá consultoria. Só que, além disso, você tem um negócio de consultoria. Esse negócio não tem nada a ver com a parte técnica agropecuária, mas sim, com o negócio de venda de serviços, de venda de um produto complexo, de alto valor, que não é commodity. Você precisa ter o que chamo de engrenagem estratégica de marketing e vendas. Isso não é fácil de fazer, mas é mais simples do que você imagina. Tem uma série de etapas que você precisa fazer. Meu convite é que você mude a forma como vê seu serviço de consultoria, passando a encará-lo como um negócio, em que você está vendendo um produto de alto valor. Claro que você deve continuar buscando a maestria técnica, mas busque também a maestria comercial. Assim você será capaz de oferecer o melhor serviço ao cliente que mais se beneficiará disso.

A post shared by Miguel Cavalcanti (@mcavalcanti) on

Fonte: AgroTalento.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar