Subvenção ao agronegócio não pode ser criminalizada, diz Kátia Abreu
29 de abril de 2016
[VÍDEO] Como conseguir ajuda de alguém que é muito ocupado – Sacada AgroTalento
29 de abril de 2016

[VÍDEO] 8 tendências do mercado de touros na pecuária de corte – Sacada BeefPoint

Assista abaixo a mais um conteúdo de uma série sobre pecuária de corte, voltada justamente para as pessoas que fazem a diferença nessa área, que fazem hoje a pecuária do futuro.

Se você quer aprender a fazer sua pecuária – seja de cria, engorda a pasto, confinamento, produção de carnes especiais, integração lavoura-pecuária, gestão de pessoas na pecuária – ser mais eficiente, produtiva, lucrativa, sustentável, não perca essa série de vídeos com importantes sacadas.

Se você quer assistir mais vídeos como este, inscreva-se no canal do BeefPoint do YouTube e curta a página no Facebook.

O tema desse vídeo é: 8 tendências do mercado de touros na pecuária de corte

 

29 Comments

  1. Elson Tamaio Jr. disse:

    Estou iniciando um projeto para um novo plantel de Gado PO para fornecer touros na minha região. Atualmente trabalhamos com um plantel leiteiro, onde irei conciliar Gado Leiteiro e Gado de Corte.
    Gostaria de mais conteúdos sobre este assunto!! Obrigado!!

    • Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

      Olá Elson, acompanhe por aqui, que em breve vamos anunciar mais sobre isso. Vamos que vamos!
      Abraços, Miguel

  2. Raquel disse:

    Gostaria de obter informações sobre o próximo curso.
    E a 1ª vez que entro neste site e gostei muito.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

      Em breve teremos mais informações :-)
      Por favor, aguarde…
      Abraços, Miguel

  3. RENATO GIROTTO disse:

    Muito bom Miguel.

    Sua sétima dica é muito importante. Estar atento ao sistema de produção de seu cliente e oferecer os touros de maneira inteligente faz a diferença. Vejo que de forma geral a venda de touros acaba sendo muito empírica, o cliente avalias as informações de avaliação Genética dos touros (quando tem) mas muitas vezes não sabe se aquele animal que ele escolheu é ou não o animal ideal para o seu sistema de produção. E é aí que o vendedor deve entrar.

    Quanto a IATF acredito que é um concorrente, principalmente em regiões mais desenvolvidas onde a IATF vem crescendo de forma acelerada e muitas vezes com um custo de prenhes relativamente inferior quando comparado ao touro. Mas já temos clientes de touros aqui no MT que estão criando estratégias para não perder mercado.

    Abraço

  4. Florian Nick. disse:

    Ola Miguel.
    Eu Sou Florian Nick e tenho assistido varias de suas palestras e apresentações e sempre muita ricas de conteúdo. Nossa Família é produtora de genética Nelore Po desde 1961 e com muito sucesso junto aos parceiros que é agrande razão da nossa permanência no mercado e com animais e genética diferenciada, lembrando que são animais de funcionalidade.
    Mas o assunto me agrada muito sobre ferramentas modernas de comunicação com o publico alvo que é o consumidor e para isto eu gostaria de me integrar mais. Estou procurando uma maneira objetiva e ampla de apresentar nosso produto e trabalho ao mercado.
    Abraço.

  5. Savannah Agropecuaria Ltda. - Adhemar Villela F. disse:

    Estou no ramo de pecuaria desde 1986. Agora iniciei o projeto Brangus SV para produzir reprodutores Brangus, já estou na fase F1 e F2, e, portanto, tenho muito interesse neste tema.

  6. Fernando Gonçalves disse:

    Miguel, gostaria de saber mais sobre essa proposta sobre marketing.

  7. Lucimar Costa da Silva disse:

    Miguel obrigado pelas sacadas. Quando iniciei o sistema IATF percebi que a quantidade de touros no repasse não pode ser tão menor, devido a quantidade de matrizes que entram no cio ao mesmo tempo. Portanto a concorrência não é tão grande.

    Abraço

  8. Fernando Furtado Velloso disse:

    Miguel, bom dia.
    Assisti somente hoje o seu vídeo sobre MERCADO DE TOUROS. Está muito bom o resumo que fizeste sobre as tendências ou áreas que o produtor deve estar atento neste segmento.

    A nossa empresa (Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha) atua formalmente neste ramo por mais de 8 anos e compartilhamos de sua visão sobre a complexidade e especialização da atividade produção de touros. Estamos no SUL e o nosso trabalho é bastante especializado em TAURINOS, com especial atenção na raça ANGUS e em segundo plano com Brangus, Hereford e Braford.
    Assessoramos vários produtores de touros em diversas frentes, desde o “projeto do plantel” até a comercialização dos animais.

    Entre as TENDÊNCIAS abordadas em teu vídeo, reforço a importância de 03:

    1. ESPECIALIZAÇÃO – o touro que nao tem diferenciais torna-se um touro “commodity”;

    2. ESCALA – o negócio touro permite voos mais altos quando a escala está presente. Atendemos clientes com porte bem variado e as possibilidades com escala de produção muito pequena são muito acanhandas. Até mesmo as ações necessárias em COMUNICAÇÃO/PROMOÇÃO são limitadas pelos recursos para investimento ou pela falta de produto. Existem possibilidades de aumento de escala sem aumento de rebanho e os EUA nos traz várias modelos;

    3. COMUNICAÇÃO/PROMOÇÃO/MARKETING – os produtores de touros ainda comunicam pouco os “diferenciais” de seu produto e existe grande carência de ação e espaço para atuar nesta frente.

    Bom… desculpas se me alonguei muito, mas esta é uma das áreas que mais trabalhamos.

    Conte com o nosso apoio para ações do BeefPoint quando o tema for TOUROS.

    Abraço, Fernando Furtado Velloso

    • Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

      Velloso, excelentes comentários! Vamos que vamos!
      Abraços, Miguel

      • J.Americo Dornelles disse:

        Olá Fernando.
        O diferencial ou aquilo que o touro pode-e deve, acrescentar num rebanho é o que interessa.

        Mas afinal:porquê o melhoramento não acontece de forma mais abrangente e rápida ?
        -O setor está descapitalizado para reposição de touros de ponta e ou uso de novas técnicas como IA,IATF e TE ?
        -A comunicação dos produtores de touros não está conforme ?
        -A avaliação da capacidade reprodutiva dos touros está insuficiente ?
        -O manejo reprodutivo e alimentar do rebanho está deixando a desejar?
        -Ou todas aas alternativas anteriores ?

        Claro que existem fazendas que são verdadeiras ilhas de prosperidade e excelência na pecuária,porém ainda não o suficiente para garantir a expansão da pecuária de corte ,com uma oferta regular de cortes nobres e preços competitivos com outras proteínas para mercados cada vez mais exigentes.

        Talvez precisemos produzir mais touros de ponta-com avaliação de progênie, e ter uma melhor comunicação com o mercado que está comprador de “touros commodity”,como vc muito bem denomina.

        Claro que o cliente ou comprador de touros tem que saber as características genéticas que precisa acrescentar no seu rebanho.(Lembrei da sra de 70 anos próxima a vc naquele leilão sem martelo,nos EUA.) rrsss

        Ao te escrever me ocorre uma ideia:
        todos sabemos que a administração e o gerenciamento pragmático é que garantem resultados positivos e lucro,por isso pode-se adotar nas fazendas um trabalho de planejamento estratégico.
        Isto é :
        “onde e como está minha fazenda hoje e onde quero estar daqui a 5 anos”.

        O trabalho de profissionalização da pecuária passa por nós -os técnicos;
        seja para corrigir as deficiências básicas de nutrição e sanidade ou promover um melhoramento genético acelerado nos rebanhos.

        Finalizo parabenizando o trabalho de vcs (Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha) ;sem deixar de destacar o brilhantismo do Miguel Cavalcanti e da BeefPoint.

  9. Flavio disse:

    Ola Miguel.Sou um pequeno pecuarista em uma regiao que nao tem tradiçao em pecuaria se mantenho no ramo pois a propriedade familiar nao proporciona para outra atividade . Estou trabalhando na linha de iatf na produçao deproducao de novilho precoçe (nelore x angus) . Gostaria de alguma sacada de mercado para agregar valor na produçao deste . E se tem algum sistema para me ajudar no gerenciamento deste sistema de produçao e comercializaçao. Desde ja agradeço.

  10. Leonardo Souza disse:

    Miguel,

    boa tarde. Muito boas as suas colocações. Gostaria de participar deste novo projeto que você pretende desenvolver.

    Abraço

    Leonardo Souza
    Qualitas Melhoramento Genético

  11. Terssio Ramalho disse:

    Olá Miguel,
    Muito importante esse tema da produção de touros.
    Excelentes abordagens, principalmente quanto a se preocupar com o destino do touro.
    Gostaria de contribuir um pouco.
    Dentre as alternativas para cobertura de uma vaca acredito que há mais complementação entre sistemas do que exatamente uma concorrência.
    Os ambientes de comparação devem ser equiparados inclusive sobre intensificação desses sistemas.
    Simplesmente caracterizar touro como caro, por mais básica que seja a colocação, pode soar como característica negativa dessa ferramenta, o importante é ter clareza de quanto esse touro participa no custo de produção do bezerro.
    Nesse tema também é importante ter clareza da eficiência reprodutiva alcançada com as matrizes decorrentes do sistema e manejo.
    Também é importante utilizar valores do touro mais detalhados, inclusive estimular negociações diretas entre produtores, que são cada vez mais estreitas quanto melhor o trabalho do produtor de touro.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

      Excelente Terssio !!
      Abraços, Miguel

    • J.Americo Dornelles disse:

      Gostei das suas colocações Terrsio.

      O importante é saber o que se precisa no rebanho e se o reprodutor tem capacidade de suprir as deficiências e características desejáveis de determinado rebanho.

      Neste caso um touro tem valor ,por isso deixa de ser caro.(Ainda sou do tempo que-na minha família, se precificava um reprodutor pelo preço do boi)rsrs

      Uma alternativa interessante -que as novas técnicas reprodutivas oferecem é a de fazer os próprios reprodutores.

      Um melhoramento de forma acelerada e com genética comprovada.

      Gde abraço,

  12. José Maria - Nelore JMAJ disse:

    Sou produtor de genética e tenho interesse em participar desse curso…parabéns pela iniciativa ótimas e pertinentes observaçoes acerca dos modernos canais de comercializaçao

  13. Sonia M Vieira disse:

    Tenho interesse nessa materia

  14. José Júnior Faria de Azevedo disse:

    Parabéns e muito obrigado!!!

  15. Saeed Abadi Ghadim disse:

    Obrigado pelo informações disponíveis.
    São muitas valiosas.

  16. Flávio Ernani Külzrr disse:

    Muito bom, recomendo.

  17. Jorge amaro tecnico em agropecuaria disse:

    parabéns Miguel com seu comentário gostei muito seu comentário e muito valioso me formei recente técnico em agropecuária preciso muito desta orientação obrigado me mande mas conteúdo

  18. Marcelo Chaves disse:

    Miguel, tenho interesse no seu projeto, desejo participar obtendo mais conhecimentos neste ramo que pretendo iniciar. Trabalho com IATF à cinco anos.
    Aguardo, desde já obrigado.
    Marcelo Chaves

  19. Decio Lemos disse:

    Olá Miguel gostei muito das tuas dicas sobre o mercado de touros, me chamo Decio Lemos, sou leiloeiro rural e trabalho na Trajano Silva Leilões em Poa, somos muito focados na venda de touros na região sul e gostaria de fazer o curso, como faço para me inscrever.
    Abraços.

  20. Thiago Vilar Silva disse:

    Olá Miguel, espero que estejas bem.

    A 10 anos trabalho com reprodução de bovinos, inseminando, aspirando, transferindo embriões, manejando, etc. No último ano eu decidi empreender e “tentar parar” de trabalhar como um fornecedor de serviço veterinário, como tem acontecido nos últimos anos. A partir daí eu comprei 100 vacas Nelore, cara limpa, e comecei a produzir bezerros. Na compra eu usei minha experiência e consegui comprar vacas pela palpação o que resultou em um grande número de bezerros logo após a compra. Entretanto, uma visão que eu não tinha é a de venda, ou seja, a de mercado. Eu comecei a produzir um bezerro diferenciado na região, mais ainda não consegui agregar valor ao meu produto. Acredito que isso deva ocorrer com quem está começando a empreender na atividade, como você comenta em um dos seus vídeos que acabo de assistir.

    Quais a sacadas práticas que você acredita que possam funcionar a curto, médio e longo prazo para fortalecer um produto no mercado, que no meu caso é a produção de bezerros?

    Forte abraço.

  21. Daniel Biluca disse:

    Miguel, parabéns pelo vídeo e pela missão que assumiu de levar conhecimento para o mundo da pecuária. Estou atuando profissionalmente na área de venda de touros como consultor e ratifico suas informações. Por ser muito pulverizado, somente quem tiver estratégia vai se diferenciar e vender bem. Colaboro acrescentando mais um dica: Fazer um trabalho de PÓS-VENDA tem um retorno fantástico. Abraço!

  22. Reylâne Manil disse:

    Miguel gostei muito do vídeo !!! Então estou desenvolvendo um estudo na área avaliação de reprodutores Nelore PO, que participam de leilões. Utilizarei o PEDIGREE para verificar a taxa de endogamia existente. Gostaria de saber sua opinião, de um modo geral, qual seria a preocupação e os interesse dos pecuaristas a respeito ?

plugins premium WordPress