Paris ganha sua primeira máquina de venda automática de carnes e derivados
23 de março de 2016
Mesmo no cenário de crise, vendas de sêmen sobem em 2015
23 de março de 2016

Viabilidade do confinamento na redução de emissões deve ser questionada

A eficiência do confinamento de bovinos na redução de emissões de gases do efeito estufa deve ser questionada, defendeu o pesquisador da Embrapa e professor da GVAgro, Eduardo Assad. Ele baseia seu argumento no tamanho do rebanho de algumas propriedades, que, com muitos animais no plantel, tornaria inviável economicamente a prática do confinamento.

O estudo avalia a aplicação das técnicas de agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) para desenvolver a pecuária no País, com a recuperação de áreas degradadas e aumento da produtividade da terra, sem a necessidade de abertura de novas áreas. Entre as técnicas utilizadas na ABC estão por exemplo a integração lavoura-pecuária-floresta, onde a adubação destinada à lavoura serve na sequência para adubar o pasto na mesma área e assim sucessivamente.

“O que é mais fácil, o que seria mais eficiente nos próximos 20 anos? Aplicar uma política de recuperação desses pastos ou confinar o gado?”, questionou. Segundo ele, porém, ainda não há consenso acadêmico de que a adoção dessas práticas conservacionistas seja rentável para os produtores. “Estamos estudando uma forma atrativa para o pecuarista migrar para o sistema ABC.”

Assad diz, porém, que é certo que a pecuária precisa elevar sua taxa de lotação, que atualmente está em torno de 1 cabeça por hectare.

Fonte: Estadão Conteúdo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress