As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro cresceram 2,77% em relação a fevereiro do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de 7,10%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010.
Esses índices já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 8,95% em fevereiro em relação a fevereiro de 2010 e queda de 6,35% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 9,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
“A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, ou seja, três a menos que o mês anterior. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas com as contas extras do início do ano contribui para que haja redução do consumo”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Cesta de produtos de largo consumo
Em fevereiro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, apresentou queda de 1,74%, em relação a janeiro deste ano. Já na comparação com fevereiro de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 11,34%, passando de R$ 268,25 para R$ 298,68.
Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram os agrícolas ou commodities, com destaque para o tomate, com 10,84%. O feijão e a carne traseiro apresentaram as maiores quedas, de 7,64% e de 5,60%, respectivamente, em função de um ajuste no preço devido ao aumento expressivo em 2010. As baixas em seguida foram da batata, com queda de 3,77% e pelo pernil, cujo preço caiu 3,99%.
A reportagem é do jornal Brasil Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.