Um erro comum cometido por consultores no agro é falar sobre o que eles fazem, ou seja, descrever ao cliente quantas vezes vai visitar a fazenda, o que vai fazer em cada visita, mas o cliente não quer isso. Na verdade, para ele o ideal é que sejam feitas poucas visitas com muito resultado cada.
Não interessa ao cliente saber o que o consultor vai fazer, mas sim, os resultados que ele vai entregar. Se você começa a falar a língua dos resultados ao cliente, você efetivamente muda o jogo.
Lembrando que, para isso, você precisa entender efetivamente seu cliente, porque seus resultados são baseados em indicadores, métricas e sucesso desse cliente específico.
Isso na pecuária, no agro, é uma coisa muito nova. As pessoas falam pouco a língua do resultado e do sucesso, têm pouca clareza de qual é o indicador chave do sucesso.
Fica aqui então o convite para que você passe a focar cada vez mais no resultado que consegue entregar ao seu cliente. Para isso, busque conhecer seu cliente a fundo, entender quais são suas dores e reais necessidades, para que possa prestar o serviço mais certeiro possível e, com isso, entregar resultados de forma cada vez mais eficiente. E lembre-se de comunicar isso de forma clara e objetiva.
Fonte: AgroTalento.