Balizador de preços do boi gordo GBP/DATAGRO – Boletim de 06-julho-2020
6 de julho de 2020
Preços do milho começam a reagir
7 de julho de 2020

Venda de alimento plant-based cresce 150% no Pão de Açúcar

Um ano após chegarem às gôndolas, os produtos plant-based, alimentos que tradicionalmente simulam o sabor e a textura de opções de consumo de origem animal (como carnes e maionese), mas são produzidos totalmente à base de ingredientes vegetais, se consolidaram como uma alternativa no cardápio do consumidor brasileiro.

Nas lojas do Extra e Pão de Açúcar as vendas dessa categoria de produtos cresceram a uma média constante acima de 150% desde a segunda quinzena de maio de 2019, data em que teve início a venda do primeiro hambúrguer feito de plantas – significando uma comercialização que quase triplicava a cada mês.

Especificamente na linha de hambúrgueres, os produtos feitos com ingredientes à base de plantas consolidaram uma representação de 1/3 da venda bruta total dos hambúrgueres congelados comercializados nacionalmente nas lojas das redes.

Os números refletem uma tendência já percebida pelo mercado nacional, em que 27% dos brasileiros dizem estar reduzindo o consumo de carne, segundo o Kantar Worldpanel, e apontam pela busca crescente por alternativas ao consumo de produtos que contenham ingredientes de origem animal. “O lançamento dos produtos plant-based foi um dos projetos de maior sucesso que implantamos no ano passado, chacoalhou o mercado e criou uma categoria completamente nova. A demanda dos consumidores é crescente e reflete o movimento de pessoas que buscam adotar hábitos mais equilibrados em suas dietas e, também, uma alternativa e a substituição de produtos produzidos a partir da proteína animal”, analisa André Artin, Gerente de Desenvolvimento Comercial do Extra e Pão de Açúcar.

Inicialmente com uma única opção de hambúrguer feito à base de plantas, hoje já é possível encontrar nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar uma lista com, pelo menos, dez opções. São “hambúrgueres bovinos”, “tiras de frango”, “carne moída”, “linguiça”, entre outras opções. Para até o fim do primeiro semestre deste ano, a quantidade deve chegar a 20 itens e alcançar um sortimento cada vez mais variado. Em razão do sucesso da venda desses produtos, o Extra e o Pão de Açúcar criaram em lojas selecionadas um espaço próprio nos freezers dos itens congelados, chamado “Feito de Plantas”, que reúne apenas o mix de itens “plant-based” do segmento, facilitando assim que os consumidores encontrem esses produtos e tenham a visão completa do que as lojas oferecem.

Fonte: Newtrade.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress