Bayer leva aos participantes do Congresso Brasileiro de Buiatria palestras sobre tecnologia aliada à terapêutica de bovinos e ovinos
22 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 23/10/09
26 de outubro de 2009

Vencofarma alerta: Clostridioses em Bovinos

Clostridioses são doenças causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium spp. que acometem bovinos, ovinos e caprinos. Existem cerca de 13 espécies dessas bactérias que desenvolvem a doença. Quando livres no ambiente, depositados no solo, água ou poeira, os clostrídios adotam a forma de esporo.

Esse mecanismo permite uma resistência por meses ou até anos e dificulta, tornando praticamente impossível, a completa erradicação deste grupo. Na forma patogênica, parasitando os animais, causam prejuízos consideráveis na pecuária de corte e de leite. As clostridioses mais comuns no Brasil são o Botulismo, o Carbúnculo Sintomático ou Maqueira, as Gangrenas Gasosas, o Tétano e a Enterotoxemia.

O grupo das clostridioses são divididos em quatro sub-grupos:

Uma doença de especial atenção é o Botulismo. Além da presença do clostrídio na propriedade, outros fatores interferem no aparecimento da doença e devem ser levados em consideração para um controle preventivo eficaz, tais como, a mineralização correta de fósforo no rebanho, o manejo correto de carcaças nas pastagens, fonte de água limpa, o correto armazenamento de silagem e rações e jamais fornecer cama de frango na alimentação dos bovinos.

Outra doença que despertou a atenção foi o Tétano, que apresentou nesses últimos meses vários casos, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. A porta de entrada do Clostridium tetani está geralmente associada a lesões oriundas de intervenções cirúrgicas (castração, mochação), a vacinações e vermifugações incorretas e a lesões acidentais.

A Enterotoxemia acomete animais de todas as categorias e, um fator predisponente para o aparecimento desta doença é a mudança brusca na alimentação do animal. Sem um manejo e período de adaptação adequados, a casuística em animais suplementados em confinamentos pode aumentar, trazendo prejuízos econômicos.

Esse grupo de doenças mata milhões de bovinos todo ano, causando bilhões de dólares de prejuízos aos pecuaristas no mundo todo. O melhor método de controle dessa doença é conjugar uma vacinação sistemática de todo o rebanho com um manejo adaptado aos pontos críticos e desafios da propriedade.

A Vencofarma possui a vacina Excell 10 que confere a proteção mais completa contra as clostridioses promovendo menor número de aplicações e menos stress ao seu rebanho com excelente custo/benefício a sua produção.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress