Reposição Fêmea Nelore – 01-07-2014
1 de julho de 2014
Veja a tendência de mais cuidado e menos força na lida para priorizar o bem-estar animal
1 de julho de 2014

Veja mapas que mostram onde estão bovinos, frangos e suínos do mundo

Existem atualmente  1,4 bilhão de bovinos, 980 milhões de suínos e 19,6 bilhões de frangos no mundo. Se você juntar todos esses animais, eles pesarão mais que os humanos e todos os demais animais silvestres combinados.

Onde vivem esses frangos, bovinos e suínos? Ben Shciller, do Co.Exist, mostra um fascinante grupo de mapas mostrando os padrões globais de animais no mundo. Podemos agora identificar a localização de frangos, bovinos, suínos e patos por quilômetro quadrado. Os mapas de ovinos e caprinos ainda serão lançados.

Como dizem os pesquisadores no trabalho científico que acompanhou o lançamento dos mapas, publicado no PLOS One, esses mapas são úteis para rastrear os impactos ambientais da produção em expansão, bem como para manter o controle sobre potenciais disseminações de doenças, como gripe aviária.

Mapa que mostra onde estão os bovinos do mundo:

Mapa bovinos

A densidade de bovinos é mais alta na Índia, leste da África, norte da Europa e América do Sul. A China tem muitos bovinos, apesar de o país ser menos importante nessa produção do que na produção de outros tipos de animais.

Mapa que mostra onde estão os frangos do mundo:

Mapa aves

Em geral, as populações de frangos tendem a acompanhar as populações humanas de perto – a produção de frango não é tão dependente da existência de pastagem adequada como a de bovinos. As maiores densidades estão na região leste da China, no Paquistão e na Índia, além da Europa Ocidental.

Vale destacar os Estados Unidos aqui – muitos frangos na região populosa da Costa Leste e no Sul, mas muito poucos nos estados centrais e do oeste.

Os pesquisadores que fizeram esses mapas também foram capazes, pela primeira vez, de desagregar as distribuições de frangos e patos. Isso é útil para pessoas que estão tentando rastrear a disseminação de doenças, como influenza aviária – particularmente em locais como a China, onde frangos e patos estão aumentando.

Mapa que mostra onde estão os suínos do mundo:

Mapa suinos

A China é responsável por metade da oferta de carne suína do mundo e dá para ver isso no mapa – as concentrações mais densas do mundo de suínos estão no leste da China. Os suínos são também relativamente raros na África fora de alguns países (Uganda, Burkina Faso, Gana, Nigéria e Togo).

Além disso, vale fazer uma nota sobre tudo isso: muitos pesquisadores argumentaram que as estatísticas da China sobre produção de carnes não são confiáveis, à medida que oficiais locais têm incentivos para inflar seus números de produção. O problema parece ser especialmente notório na indústria de carne suína e é possível que os números de suínos sejam menores do que os dados disponíveis sugerem.

Por que mapear os animais de produção? Em parte, porque os animais são uma força dominante no planeta. À medida que os países em desenvolvimento ficam mais ricos, a demanda por carnes deverá aumentar em 73% entre 2010 e 2030. A demanda por leite deverá aumentar em 58%, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), embora a taxa de crescimento da demanda deva nivelar na China e no Brasil.

Isso deverá colocar mais pressão no meio-ambiente. Os animais já são responsáveis por cerca de 14,5% das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo homem que estão aquecendo o planeta. O esterco animal pode interromper o ciclo de nitrogênio ou contaminar cursos d’água.

Além disso, há a questão de saúde a ser considerada. À medida que o setor pecuário continua se expandindo, pessoas, bovinos, frangos e suínos ficam cada vez mais próximos dos habitats silvestres – aumentando a possibilidade de disseminação de infecções com patógenos. O uso de antibióticos no setor pecuário aumenta as chances do desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos.

Obviamente, esses não são problemas fáceis de resolver, mas os autores do estudo afirmam que mapas melhores são um bom começo. Eles dizem que os mapas já estão sendo usados para estimar o impacto ambiental da pecuária e para estudar a gripe aviária e a febre aftosa. Espera-se que os mapas fiquem cada vez melhor com o tempo, à medida que o modelo usado para estimar o número de animais melhora. Os autores também disseram que estão trabalhando em mapas para 1,87 bilhão de ovinos e caprinos do mundo.

Fonte: Vox, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress