Meu maior acerto foi ter escolhido a agropecuária como modo de vida. Não consigo me imaginar trabalhando fora deste ramo – Guilherme Pinezzi (Produtor MT)
11 de dezembro de 2013
Confira a lista de vencedores do Prêmio AgroTalento 2013
11 de dezembro de 2013

Veja como a região Norte se destaca na agropecuária brasileira

A economia da região Norte vem progredindo a passos largos. Entre 2002 e 2011, o PIB da região foi o que mais cresceu no país, registrando um avanço de 22%. Esse novo cenário de progresso vem sendo possibilitado por uma série de projetos de desenvolvimento que faz do Norte o caminho natural da ocupação territorial da nova fronteira agroindustrial brasileira.

“O que seduz o investimento em projetos agropecuários de grande porte é a terra barata, as boas condições climáticas, a infraestrutura e a existência de variedades adaptáveis de cultivo”, afirma Mauro Lopes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

A melhoria nas condições logísticas do Norte acarreta um desenvolvimento inédito para os Estados da região. Como grande exportador do minério de ferro, o Pará terá uma chance de alavancar sua agricultura, tal qual já ocorre com Rondônia, Estado que recebeu o avanço da fronteira agrícola e é produtor expressivo da pecuária bovina, além de estar plantando soja e milho e experimentando a integração lavoura-pecuária-silvicultura.

Captura de Tela 2013-12-09 às 01.26.57

Mesmo com sinais de uma expansão em progresso, o Norte carece de uma atenção para que seu ímpeto inicial de ascensão não seja arrefecido. “É necessário atuar em várias frentes para o aumento da produtividade do Norte, qualificando a mão de obra, melhorando a infraestrutura física e social, e tendo uma legislação que destrave os investimos na região”, afirma o coordenador de estudos regionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Guilherme Mendes Resende.

Segundo o pesquisador, o desenvolvimento das atividades produtivas na região é impactado negativamente por vários fatores, como questões ambientais restritivas, deficiência logística, atraso tecnológico, falta de crédito e falta de assistência técnica.

roraima

Animal Nelore no extremo norte do Brasil, na Agropecuária Norte Sul, em Boa Vista – Roraima. Foto enviada pelo leitor Dieny Schuertz.

pará

Fazenda São Luiz, em Paragominas – Pará. Foto enviada pela leitora Karen Camille.

rondonia

Vacada Nelore na Fazenda Alto Alegre, em Pimenta Bueno – Rondônia. Foto enviada por Pedro Paniago.

Clique aqui para ver mais fotos enviadas pelos leitores BeefPoint.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, Economia, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress