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Veja como a Missão comercial dos EUA se surpreendeu com variedade de carnes na UE e Oriente Médio

Os produtores dos Estados Unidos tiveram a prova do quão competitivo o comércio global de carnes é após uma missão comercial enviada à Europa e ao Oriente Médio.

Um grupo de líderes do setor de agricultura dos Estados Unidos fez uma viagem para participar do evento Gulfood, em Dubai, antes de viajar para avaliar o mercado da União Europeia (UE), em um evento organizado pela Federação de Exportações de Carnes do país (USMEF).

A viagem revelou-se algo como uma grande surpresa aos visitantes, formada por representantes dos setores de agricultura e produção dentro dos Estados Unidos. “Eu fiquei encantada com as opções, o varejo – dos países presentes no varejo – da carne bovina australiana à brasileira e indiana”, disse a produtora de bovinos de Buhl, Idaho, Kim Brackett.

Brackett, que também é presidente do Conselho de Produtores de Carne Bovina (CBB), disse que a carne bovina dos Estados Unidos destacou-se com relação a de seus competidores com base em sua qualidade.

O presidente da USMEF, Mark Jagels, disse que a viagem mostrou o quão interessados os fornecedores de proteínas competidoras estão em ter acesso à UE e ao Oriente Médio. “O que vimos em ambas as regiões foi a competitividade dos países querendo estar no mercado. A UE é um mercado de valor agregado aos produtores que querem produtos com identidade preservada. Nos Emirados Árabes Unidos, como vemos em qualquer mercado estrangeiro, é um jogo mundial – muito competitivo – com produtos da Austrália, Nova Zelândia, Brasil e até mesmo carne do Paquistão. Isso dá aos consumidores opções. A Austrália investiu muitos dólares nesse mercado (Emirados Árabes Unidos). A competitividade é inacreditável. Temos que nos certificar de que temos uma presença”.

Apesar dessa competição, os representantes concordaram que havia oportunidade para crescer nas exportações de carnes dos Estados Unidos. O presidente do Conselho de Carne Bovina de Montana, Wes Plummer, disse: “Educar o público é a chave. Eu desejo que qualquer produtor local que esteja hesitante sobre os gastos dos dólares do programa beef checkoff (nos mercados de exportação) possa vir a um desses eventos (Gulfood) e ver como eles vendem nossa carne bovina. É uma verdadeira abertura de olhos”.

Fonte: globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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