Veja a apresentação da palestra de Leonel Almeida, do Marfrig, no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta: O Zebu aos olhos da indústria
15 de maio de 2013
Entenda porque o valor de mercado da Minerva Foods subiu 155% em um ano [Época Negócios]
15 de maio de 2013

Veja a apresentação da palestra de Roberto Sainz no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta: Tipificação e premiação de carcaças

Veja a apresentação (slides) da palestra ministrada por Roberto Sainz, professor da Universidade de Davis, na California, EUA e pesquisador da Embrapa, com o tema “Tipificação e premiação de carcaças”.

Confira os principais pontos abordados:

  • O preço do boi depende de quantidade da carne contida, qualidade e valores de mercado.
  • Tipificação de carcaças é uma confiabilidade e precisão na classificação das carcaças. Precisamos de alguma forma avaliar e separar o produto para direcioná-lo ao mercado mais direcionado. A qualidade da carcaça possui variação de rendimento, qualidade de carne.
  • Rendimento de carcaças é muito importante, pois impacta diretamente na quantidade de produto que vendemos. A diferença do rendimento de carcaça para o frigorífico é muito importante. Aumentando o rendimento, aumenta muito na lucratividade do frigorífico.
  • O sistema de tipificação de carcaça do Brasil leva em conta o sexo, maturidade, acabamento, conformação.
  • Nos EUA a avaliação das carcaças é feito depois do resfriamento.
  • Devemos rever o conceito de dentição, o taurino é mais precoce que o zebuíno.
  • Na comparação de um animal castrado e inteiro, existe um escurecimento na carne. Nessas condições, o pH é mais alto, pois existe uma cota de glicogênio esgotada, havendo escurecimento da carne.
  • Roberto comenta sobre a exportação mundial. A Índia está batendo números maiores que o Brasil, devido ao preço baixo e menor demanda interna.
  • Os sistemas de tipificação dos EUA é um exemplo no setor. Isso é notado nas diferenças de preços entre Choice e Select. Existe uma grande influência no efeito das carcaças para o preço da carne. Hoje, mais de 60% da comercialização é feita pela classificação de carcaças.
  • A indústria valoriza o rendimento de carne, o consumidor valoriza uma carne de melhor qualidade. O produtor responde aos sinais de mercado, quando estes existem. Um sistema de tipificação universal transparente e consistente pode emitir essas transições.
  • De acordo com pesquisas, à medida que se aumenta o grau de sangue Zebu, a carne fica mais dura. Porém é possível selecionar carne zebuína com grande marmoreio, grande maciez, mas é preciso medir, é preciso selecionar. Sainz mostra dados de pesquisa comprovando que existe genética zebuína para produção de carne de alta qualidade.

Veja os slides da palestra abaixo:

Essa palestra foi realizada na 2ª edição do Fórum “Zebu de Ponta a Ponta”, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na Cadeia Produtiva da Carne e do Leite, evento organizado pela ABCZ, durante a Expozebu. O BeefPoint foi um dos parceiros do evento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress