Veja a apresentação da palestra de Eliseu Alves no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta: Fatos marcantes do agronegócio brasileiro
15 de maio de 2013
Veja a apresentação da palestra de Roberto Sainz no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta: Tipificação e premiação de carcaças
15 de maio de 2013

Veja a apresentação da palestra de Leonel Almeida, do Marfrig, no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta: O Zebu aos olhos da indústria

Veja a apresentação (slides) da palestra ministrada por Leonel Almeida, do Marfrig, com o tema “O Zebu aos olhos da indústria”.

Confira os principais pontos abordados:

  • Por que falar sobre as características do Zebu e suas vantagens?
  • Alguns pontos importantes sob o ponto de vista da indústria sobre o boi zebuíno, o boi do Brasil.
  • As tendências mundiais na demanda são afetadas pelo aumento no número de consumidores, o poder aquisitivo também aumenta, somada à qualidade dos alimentos.
  • Em 2050, teremos 9 bilhões de pessoas no mundo. A demanda mundial de alimentos será suficiente, sabendo que 70% dessa população será urbana?
  • Teremos um aumento na população, mas também está ocorrendo um aumento no poder aquisitivo. Mais gente e mais dinheiro vai demandar mais carne.
  • Ainda falando em tendências mundiais, na China, somente na zona rural, existe um consumo de 26 kg de carne por ano, em média. Na zona urbana, é de 40 kg.
  • O consumo de raízes e tubérculos, não aumenta, segundo estudos. Mas o consumo de carnes e leite aumentam, enfatizando, devido ao aumento no poder aquisitivo.
  • Para haver aumento na produção, a agropecuária precisa de mais terra, mais água e conhecimento / tecnologia.
  • Falando-se em terra, existem países que não possuem condições para expansão na produção. Sobre a água, cada vez mais se fala em sua escassez.
  • O conhecimento tem que ser aplicado por m2, produzir mais com menos terra e produzir mais kg de alimentos por cada gota de água. É preciso utilizar mais conhecimento, mais tecnologia para o melhor uso da terra e água.
  • No Brasil, a população está aumentando, a renda também está subindo; existe terra, existe água, tecnologia e conhecimento.
  • Agora falando em consumidor, qual é o consumidor mais exigente? Europeu, russo, americano, brasileiro? O europeu gosta de filé, entrecote, contra-filé. O russo prefere recortes de dianteiro, carne mais magra, não demanda muito trabalho para produzir, não necessita colocar qualidade superior. Americano, carne enlatada, que também não demanda qualidade. O consumidor brasileiro prefere picanha, alcatra, fraldinha. Ele é mais exigente, paga-se mais pela qualidade. Queremos sempre que a carne seja padronizada, com regularidade e qualidade.
  • Procura-se por padronização, regularidade e qualidade. 80% do rebanho brasileiro é Zebu, de acordo com IBGE. Porém, nem sempre mantém-se a mesma qualidade para o grande volume de produção que existe. Existe essa inconstância no mercado. Com isso, a carne é comercializada com diversos valores no mercado.
  • O boi tem que ser de primeira, e não a carne. Deve existir um pagamento diferenciado pelo animal. Não existe carne de primeira, e sim, boi de primeira.
  • Para finalizar, produzir commodity não paga a conta, fazer o que todos fazem, não é suficiente.
  • Essa conversa, essa interação que estamos tendo é importante, tanto para produtor, indústria e consumidor. Devemos melhorar a produção e difundir o Zebu com toda a qualidade e respeito que merece.

Veja os slides da palestra abaixo:

Essa palestra foi realizada na 2ª edição do Fórum “Zebu de Ponta a Ponta”, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na Cadeia Produtiva da Carne e do Leite, evento organizado pela ABCZ, durante a Expozebu. O BeefPoint foi um dos parceiros do evento.

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