Atacado – 07/03/08
7 de março de 2008
Ajustes devem ser feitos para erradicar a aftosa
11 de março de 2008

Vantagens da suplementação mineral do bezerro ao pé da vaca

Uma estratégia eficiente para aumentar o desempenho zootécnico do sistema de criação de bovinos de corte em regime de pasto consiste em fornecer suplementos minerais específicos para bezerros lactentes ou, como se diz no campo, para bezerro ao pé da vaca. Para calcular os benefícios da suplementação de bezerros deve-se levar em conta não somente o maior ganho de peso e o melhor estado de saúde, mas também outros benefícios indiretos que incluem redução da idade de abate, da idade de entrada da vida reprodutiva e da longevidade do animal.

Uma estratégia eficiente para aumentar o desempenho zootécnico do sistema de criação de bovinos de corte em regime de pasto consiste em fornecer suplementos minerais específicos para bezerros lactentes ou, como se diz no campo, para bezerro ao pé da vaca.

Programas de suplementação mineral de bezerros de corte em regime de pasto exigem, antes de tudo, a construção de uma instalação rural denominada “creep feeding” que nada mais é do que uma área cercada em que o bezerro é capaz de entrar para receber seu suplemento alimentar e a vaca fica do lado de fora (foto1).

Para calcular os benefícios da suplementação de bezerros deve-se levar em conta não somente o maior ganho de peso e o melhor estado de saúde, mas também outros benefícios indiretos que incluem redução da idade de abate, da idade de entrada da vida reprodutiva e da longevidade do animal.

Sabe-se que bezerras corretamente suplementadas na fase de cria apresentam maiores pesos à desmama e tendem a antecipar a entrada na puberdade, com conseqüente antecipação do primeiro parto e aumento da possibilidade de gerar mais bezerros ao longo de sua vida reprodutiva. Da mesma forma, bezerros com maiores pesos na desmama atingem peso de abate mais precocemente, quando comparados com bezerros que desmamaram mais leves. Isto se traduz em lucro para o produtor rural.

Basicamente, dois aspectos técnicos são fundamentais para se calcular os custos e os benefícios da suplementação mineral de bezerros lactentes. São eles:

1)Animais jovens (bezerros) apresentam melhor conversão alimentar, ou seja, transformam o alimento consumido em peso corporal com muito mais eficiência do que animais adultos.
2)Animais jovens, por apresentarem menor peso corporal, exigem quantidades de suplementos alimentares menores quando comparados com animais adultos.

Feito essas premissas, pode-se dizer que a suplementação mineral de bezerro ao pé da vaca é uma alternativa de manejo altamente eficiente, tanto do ponto de vista zootécnico como econômico. Trata-se de uma tecnologia de resultado para o aumento da produção animal, com custo/beneficio testado e comprovado.

Pesquisas realizadas na Embrapa/Cerrados, em Planaltina – DF, em parceria com a Tortuga – SP, mostraram os benefícios alcançados com o uso dessa prática. O projeto denominado “Performance Produtiva de Bezerros Nelore Suplementados com Minerais sob a forma orgânica”, avaliou na fazenda experimental da Embrapa/Cerrados, durante 4 anos consecutivos o desempenho de bezerros Nelore criados em pastagens de Brachiaria brizantha e suplementados com Fosbovinho.

Os resultados do peso à desmama estão expressos naos gráficos 1 e 2.

O Gráfico 1 mostra que, no início dos trabalhos em 2002, 33,3% dos animais (machos e fêmeas) desmamavam com peso inferior a 200 kg de peso vivo (peso ajustado para 240 dias). O Gráfico 2 ilustra que o peso vivo médio dos machos e das fêmeas no ano de 2002 foi de 206 e 202 kg, respectivamente.

Depois de quatro anos de pesquisa, três dos quais com a parceria da Tortuga, o percentual de animais desmamados com menos de 200 kg de peso vivo foi de apenas 16,2%. Cabe destacar aqui que o Fosbovinho, suplemento mineral da Tortuga para bezerros lactentes, passou a fazer parte da estratégia de suplementação dos animais a partir de 2003. Segundo os técnicos da Embrapa, o Fosbovinho contribuiu inegavelmente para alcançar os resultados ora apresentados nos anos de 2003, 2004 e 2005. No último ano da pesquisa o peso à desmama foi de 229 e 219 kg, para machos e fêmeas, respectivamente, conforme ilustra o gráfico 2.

Gráfico 1. Distribuição do peso à desmama (240 dias)


Gráfico 2. Peso médio a desmama, ajustados para 240 dias, para machos e fêmeas desmamados no período de 2002 a 2005


Os dados obtidos pela Embrapa/Cerrados entre os anos de 2002 a 2005 confirmam que a maior parte dos ganhos em eficiência produtiva na fase de cria tem origem em mudanças no manejo nutricional dos bezerros, sendo o componente suplementação mineral dos bezerros lactantes um fator de grande relevância.

Os maiores resultados em ganho de peso diário dos bezerros e peso vivo ajustado à desmama mostram o quanto foi oportuno suplementar bezerros ao pé da vaca por meio do sistema de creep -feeding. Os índices de peso à desmama encontrados são muito superiores à média brasileira, cujos pesos à desmama de machos e de fêmeas são estimados em 160 a 170 kg peso vivo e 150 a 160 kg de peso vivo, respectivamente.

Tomando como base o ganho de peso diário dos machos, tem-se para o ano de 2002 um peso à desmama de 206 kg. Já no ano de 2003, com suplementação mineral feita a partir do Fosbovinho, o peso à desmama dos bezerros foi de 230 kg, o que representa um acréscimo de 24 kg ou 11,7 % de ganho a mais, conforme expresso na tabela 1.

Tabela 1. Peso à desmama de bezerros Nelore machos em pastagem de Brachiaria brizantha suplementados com Fosbovinho por meio de creep feeding (a partir de 2003), peso a mais por bezerro à desmama em kg e ganho de peso a mais com a suplementação com Fosbovinho, em %


É importante ressaltar que Fosbovinho não é uma ração concentrada, e sim um suplemento mineral cientificamente equilibrado com minerais em forma orgânica, entre eles Cromo, Enxofre, Zinco e Selênio que, além de maior valor biológico, estimulam o desenvolvimento da flora ruminal do bezerro, promovendo antecipação da ingestão e da digestão de matéria seca.

Segundo os pesquisadores da Embrapa/Cerrados, independentemente do perfil do sistema pastoril, que determina a quantidade e a qualidade da forragem produzida, o uso de suplementos alimentares para bezerros lactantes é fortemente recomendado para complementar as deficiências de minerais e de nutrientes da forragem ingerida pelo animal em pastejo e, conseqüentemente, possibilitar maiores ganhos em desempenho e produtividade animal.

Os excelentes resultados apresentados no peso à desmama dos bezerros Nelore mantidos em pastagem de Brachiaria brizantha e suplementados com Fosbovinho por meio de creep – feeding refletem a combinação harmoniosa entre sanidade, genética e nutrição, em um ambiente adequado com corretos manejos do animal, da suplementação e das pastagens.


Foto 1. modelo de creep -feeding utilizado na fazenda da Embrapa/Cerrados


Foto 2. Vacas e bezerros na área experimental da Embrapa, em Planaltina – DF


Foto 3. Vacas e bezerros na área experimental da Embrapa, em Planaltina – DF

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress