Novos adidos agrícolas brasileiros irão fortalecer relações comerciais do país
27 de março de 2015
Tombo nas exportações das líderes da balança
27 de março de 2015

Vamos estimular a independência financeira no campo – Kátia Abreu

Em audiência, nesta quarta-feira (25), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a ministra Kátia Abreu apresentou as prioridades do Ministério da Agricultura para os próximos anos.

Entre as medidas destinadas à ampliação das exportações, a defesa agropecuária terá “prioridade máxima”, garantiu a ministra. Lembrou ainda que ocorrerá o lançamento, previsto para 28 de abril, do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, com presença de representantes de 80 países.

Kátia Abreu colocou em evidência o projeto do Mapa destinado à classe média rural. O quadro atual dessas famílias, afirmou, é de imensa pobreza e dispersão da renda, situação que o ministério pretende reverter garantindo produtividade e corrigindo imperfeições de mercado. “Será um programa pragmático. Não se trata de distribuir um pacote de benesses, muito pelo contrário. Vamos estimular a independência financeira desses produtores. Não queremos ilhas de prosperidade no campo, queremos um continente de prosperidade”.

Os deputados questionaram os eventuais impactos na agricultura provocados pelos ajustes fiscais implementados pelo governo federal. Kátia Abreu afirmou que não há motivo para preocupações e que o Mapa “não abrirá mão” de custeio agrícola, seguro agrícola e defesa agropecuária.

O ministério continuará priorizando também, de acordo com Kátia Abreu, o Moderfrota, o Plano ABC e o programa de armazenagem. Eventual aumento de juros na safra 2015/2016, disse, será “compatível” com a atual situação dos juros gerais no país.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress