Mercado Físico da Vaca – 14/10/09
14 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 15/10/09
16 de outubro de 2009

Valorização de bezerros de alto padrão pela ILP estimula a pecuária de cria

A ILP possibilita o aumento na taxa de lotação nas pastagens e o ganho de peso dos animais inclusive na entressafra, o que tem despertado grande interesse por parte dos agropecuaristas. Para responder à oferta de alimentos em quantidade e qualidade produzidos pelas pastagens na ILP, os agropecuaristas tem buscado animais (bezerros) com alto padrão genético e elevado peso no desmame, pois estes animais apresentam elevado ganho de peso e poderão ser abatidos no final de um período de 14 meses de idade, com o peso médio de 16 arrobas. Desta maneira acredita-se que a ILP contribuirá significativamente para o fortalecimento do mercado de bezerros de alto padrão e estimulará a atividade de cria no nosso País.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006/2007 do IBGE, o Brasil possui aproximadamente 172 milhões de hectares de pastagens cultivadas. Deste total, cerca de 67 milhões de hectares são de pastagens nativas e o restante, 105 milhões de hectares de pastagens cultivadas, das quais cerca de 70% apresentam algum grau de degradação, isto é, a produção de forragens (capim) está abaixo da capacidade produtiva.

A degradação das pastagens resulta em baixa oferta de alimentos aos animais e, conseqüentemente, na queda da produção de carne e/ou leite, na redução de renda na propriedade, no aumento da perda de solo e de água (erosão), com reflexos negativos para a economia, para o meio ambiente e para a sociedade.

No cenário mundial, os efeitos da globalização com a internacionalização dos mercados e o crescimento do mercado consumidor, através do aumento populacional e da inserção de novos contingentes tem gerado um crescimento na demanda mundial por matérias-primas, alimentos, fibras e agroenergia e consequentemente forte pressão sobre o aumento da produção.

O aumento da oferta desses produtos pode ser obtido por meio do crescimento da área cultivada e do aumento da produtividade. Porém, a sociedade tem pressionado para que o aumento da área cultivada não se dê através dos desmatamentos, especialmente em biomas frágeis e/ou estratégicos como a Amazônia e o Cerrado brasileiro.

Cabe então aos nossos produtores rurais recuperar a capacidade produtiva das áreas antropizadas e degradadas e intensificar a produção nas áreas cultivadas.

A recuperação das áreas degradadas e a intensificação da produção nas áreas consolidadas pode ser obtida com a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, carne e/ou leite, na mesma área, em plantio consorciado, seqüencial ou rotacionado, aproveitando as sinergias existentes entre eles, com a máxima produtividade por unidade de área.

Estudos técnico-científicos e experiências de produtores mostram que a ILP, aliada a práticas conservacionistas como o Plantio Direto (PD) é uma alternativa economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa, portanto sustentável, para recuperar áreas de pastagens degradadas.

A pecuária nacional tem apresentado crescimento espetacular no seu desempenho nas últimas décadas, especialmente em função da melhoria do padrão genético do nosso rebanho e da adoção de boas práticas de manejo.

No entanto, os resultados poderiam ser significativamente melhores se houvesse um aprimoramento no planejamento das atividades e na gestão dos recursos disponíveis na propriedade, tanto os humanos (colaboradores), como os financeiros (capital de giro e investimentos) e os naturais (pastagem, solo e água).

No tocante ao manejo das pastagens, em especial na região do Cerrado, onde predomina a pecuária extensiva, verifica-se a sazonalidade na oferta de forragem em função das condições climáticas, a qual é caracterizada por um período de alta disponibilidade de forragens na estação chuvosa (safra), que vai de outubro a abril e por um período de baixa oferta de forragens na estação seca (entressafra) que vai de maio a setembro.

Na entressafra o rebanho apresenta significativa perda de peso, em média 270 g de peso vivo por animal/dia, causando um prejuízo anual estimado em US$ 1 bilhão. Neste período a produção de leite cai drasticamente, refletindo na queda da receita com a sua venda.

A atividade de cria também sofre os prejuízos causados pela redução da oferta de forragem na entressafra, principalmente com o retardamento no desenvolvimento dos bezerros e o baixo peso no desmame.

Com a adoção do sistema de ILP é possível produzir forragem de alta qualidade na entressafra, a baixo custo, recuperando-se áreas de pastagens degradas com o cultivo de lavoura de soja, por um período de um a dois anos e do cultivo de milho consorciado com forrageira (braquiárias ou panicuns) para o restabelecimento da pastagem. As receitas obtidas com a soja e com o milho pagam os custos de renovação da pastagem.

A ILP possibilita o aumento na taxa de lotação nas pastagens e o ganho de peso dos animais inclusive na entressafra, o que tem despertado grande interesse por parte dos agropecuaristas, que vem adotando o semiconfinamento a pasto.

Para responder à oferta de alimentos em quantidade e qualidade produzidos pelas pastagens na ILP, os agropecuaristas tem buscado animais (bezerros) com alto padrão genético e elevado peso no desmame, pois estes animais apresentam elevado ganho de peso e poderão ser abatidos no final de um período de 14 meses de idade, com o peso médio de 16 arrobas, como, por exemplo, os resultados já obtidos pela Fazenda Iberê, em Primavera do Leste-MT, que tem utilizado animais oriundos de cruzamento industrial.


Figura 1. Bezerros oriundos de cruzamento industrial na Fazenda Iberê, em Primavera do Leste-MT

O produtor rural e agropecuarista Ake Bernard van der Vinne (Chico Holandês), pioneiro no sistema ILP, da fazenda Cabeceiras, em Maracaju-MS, recentemente retomou a atividade de cria na sua propriedade em função dos elevados custos para a aquisição de animais de alto padrão para semiconfinamento a pasto.

Desta maneira acredita-se que a ILP contribuirá significativamente para o fortalecimento do mercado de bezerros de alto padrão e estimulará a atividade de cria no nosso País.

0 Comments

  1. EDSON DUARTE LIRA disse:

    amigo, excelente trabalho, sintetico, objetivo e produtivo, aqui em monte alegre, temos adotado ILP, com otimos resultados(milho consorciado com braquiaria brizanta), porem uso o milho p silagem e estou muitissimo satisfeito. abcos.

plugins premium WordPress