Relação do Brasil com a China é sólida, avalia Tereza Cristina
14 de fevereiro de 2020
Kuwait abre mercado para a carne bovina brasileira
14 de fevereiro de 2020

Valor da Produção Agropecuária para 2020 é estimado em R$ 674,10 bilhões

O resultado do levantamento da safra de grãos impactou favoravelmente no Valor da Produção da Agropecuária (VBP) deste ano, estimado em R$ 674,10 bilhões, e representa um acréscimo real de 6,7% em relação a 2019. As taxas de crescimento previstas são de 6,4% para as lavouras e 7,3% para a pecuária. 

As informações de safras divulgadas nesta semana pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam desempenho favorável para a safra de grãos. Até o momento, não tem havido problemas climáticos nas principais regiões produtoras e as previsões são de uma safra de 251 milhões de toneladas segundo a Conab, e 246,7 milhões de toneladas segundo levantamento do IBGE. Esses números são recordes para a produção brasileira de grãos.

“Soja, milho e café são os principais estimuladores do crescimento do VBP e contribuem com 59% do valor total das lavouras analisadas”, avalia o coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação do Departamento de Financiamento e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques.

Os aumentos de valor em relação ao ano passado devem ser de 25,7% no café, 13,5 % no milho, e 14,3% na soja. “Deve-se destacar a relevância das exportações para os resultados do milho e soja”, salienta Gasques.

No informativo de fevereiro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostra que na safra 2019/2020, os embarques da soja brasileira devem ser de 77 milhões de toneladas e as dos Estados Unidos, 49,77 milhões de toneladas. A produção de soja prevista é de 125 milhões de toneladas para o Brasil, e de 96,8 milhões de toneladas para os Estados Unidos, conforme levantamento do USDA.

Outra importante contribuição vem sendo dada pela pecuária, especialmente, bovinos, com aumento de 12,4% no VBP, suínos, 24% e frango, 3,1%. O leite e os ovos, em situação desfavorável, mostram retração do VBP neste ano.

De acordo com o estudo coordenado por Gasques, um grupo de produtos vem apresentando redução real de valor da produção, como o algodão, banana, batata inglesa, cana-de-açúcar, feijão, laranja, tomate e trigo. “Como, em geral, não são retrações fortes, é possível que as posições negativas mudem no decorrer do ano”, alerta o pesquisador.

Os resultados regionais mostram, como em relatórios anteriores, que Centro-Oeste, Sul e Sudeste lideram as contribuições ao VBP de 2020, com taxas de 31,95%, 26,9% e 25%, respectivamente.

De acordo com o estudo da secretaria, um dos destaques neste mês é que o estado do Paraná, grande produtor de grãos e pecuária, especialmente frangos, superou São Paulo. A cana-de-açúcar perdeu relevância ao longo dos anos nesse estado.

==

PS: Os 3 episódios da nossa série AgroTalento estão liberados.

Corre lá, e assiste.

Os segredos da gestão que gera lucro na fazenda da família, construindo seu legado.

Fazenda boa é a fazenda que dá lucro.

Quais são as 7 técnicas essenciais para aumentar o lucro da sua fazenda?

É nosso melhor conteúdo já produzido até hoje.

LINK para assistir: http://agrotalento.com.br/novo

Tem alguém que precisa do AgroTalento?

Tem alguém que precisa desse conhecimento.

Vamos sortear uma vaga no AgroTalento. De presente. De graça.

Se você quer ganhar uma vaga…

Se você quer dar uma vaga de presente…

Acesse www.agrotalento.com.br/presente e se cadastre gratuitamente no sorteio.

Ao se cadastrar você recebe um link único para convidar outras pessoas.

Cada pessoa que você convida, você ganha mais 3 pontos, ou seja, mais 3 chances de ganhar.  

LINK para ganhar e convidar: www.agrotalento.com.br/presente

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress