Mercado físico do boi gordo –19-11-2015
20 de novembro de 2015
Mercado físico da vaca gorda –19-11-2015
20 de novembro de 2015

Vacinação obrigatória contra aftosa tende a cair

A vacinação obrigatória do rebanho brasileiro tende a ser retirada. A revelação é do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Décio Coutinho, que participou em Goiânia da discussão do Plano de Defesa Agropecuário (PDA), a ser elaborado pelo governo de Goiás com a participação dos organismos da iniciativa privada.

“A credibilidade do Brasil deve ser preservada para que as exportações sejam mantidas para os mais exigentes mercados de consumo de carnes e demais alimentos”, expõe Décio Coutinho, aprovando a decisão do governo de Goiás de sair primeiro nos estados com um plano de defesa agropecuário, posto em prática pela Agrodefesa com o respaldo dos organismos de classe dos produtores.

O Ministério da Agricultura entende, todavia, que o setor pecuário responde de forma positiva, mas para efetivar a medida “precisa de inteira segurança”, para que a Organização Internacional de Epizootias (OIE), com sede em Paris, libere o Brasil dessa exigência.

Fonte: Dm.com.br, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Gaspar Castro disse:

    A notícia é boa! Significa que estamos nos adequando cada vez melhor aos padrões exigidos pelo mercado externo de sanidade animal.

    Todavia, acredito que tal discussão, acerca da possibilidade ou não de ser retirada a obrigatoridade da vacina, tem influência negativa no contexto atual.

    Pois, ao ouvir tal notícia, ainda que seja necessário se discutir antes da abolição, ou seja, incontornável que venha a tona, muitos dos produtores se escusarão a vacinar o rebanho, sob o argumento de que a própria especulação seja a razão.

    Como sempre o jeitinho brasileiro pode muito mais prejudicar do que concretizar a vantagem buscada (Lei de Gerson).

    O que falta, acredito que tenha que se levantar a discussão, mas ressaltando em letras maiúsculas a necessidade de continuar cumprindo com o atual posicionamento da Agrodefesa. Ou seja, não deixem, ainda, de continuar a vacinar o seu rebanho, Bovicultor!!

    Att.

    Gaspar Castro

plugins premium WordPress