Embrapa tem novo presidente
20 de janeiro de 2005
Sisbov opcional divide setor produtivo
24 de janeiro de 2005

Uso de sementes de girassol, processada ou não, para confinamento de bovinos de corte

Dietas de terminação para bovinos de corte confinados devem ter alta concentração de energia, para promover melhor eficiência e custo do ganho. Grande parte dessa energia é provida através da introdução de grãos na dieta, podendo também ser utilizada a adição de gorduras como forma de aumentar a densidade energética da dieta. Com a proibição feita pelo Ministério da Agricultura, em relação à utilização de subprodutos oriundos de ruminantes para alimentação de animais da mesma espécie, a utilização de grãos com alto teor de óleo passou a ser uma boa alternativa para o incremento da densidade energética da dieta de bovinos de corte.

Sementes de girassol possuem aproximadamente 40% de óleo, sendo a maioria ácida graxos insaturados, podendo provocar aumento das concentrações de ácidos graxos benéficos à saúde humana, como o ácido linoléico conjugado, na gordura animal. Além das características citadas acima, as sementes de girassol apresentam em média, 19% de proteína e 24% de fibra em detergente neutro (FDN), o que ajuda no balanceamento da dieta.

Gibb et al. (2004) avaliaram a inclusão de sementes de girassol, processadas ou não, em substituição a silagem e parte dos grãos de dietas de bovinos de corte confinados. O processamento utilizado para as sementes de girassol foi floculação sem utilização de vapor. Foram utilizados animais cruzados (Charolês, Simental e Limousin) com peso inicial de 479 kg. As dietas experimentais e sua composição química são apresentadas na tabela 1.

Tabela 1. Formulação e composição química das dietas experimentais


O aumento da inclusão de sementes de girassol na dieta promoveu aumento linear na ingestão de matéria seca dos animais durante todo o período de avaliação. O aumento da ingestão pode ser explicado pelo aumento dos teores de FDN da dieta concomitante ao aumento das proporções de girassol, proporcionando boas condições de digestão aos microorganismos ruminais. Segundo Galyean e Defoor (2002), o aumento dos teores de FDN proveniente de forragem, aumenta a ingestão de matéria seca de animais em terminação. Esse fato nos faz acreditar que a fibra oriunda da semente de girassol apresenta efetividade semelhante ao de fibras oriundas de forragem. Outro fato bastante interessante, é que houve aumento da ingestão de forragem sem diminuição dos teores energéticos da dieta.

Além do aumento na ingestão de matéria seca, a inclusão de girassol também proporcionou aumentos no ganho de peso nos primeiros 28 dias de confinamento (tabela 2). Esse resultado parece ser uma resposta direta a maior ingestão observada, e provavelmente melhor utilização da energia oriunda de óleos no período de ganho compensatório. Também foi observada melhora na conversão alimentar dos animais com a inclusão de sementes de girassol na dieta (tabela 2). A melhora na conversão alimentar não seria esperada junto com o aumento na ingestão de matéria seca. Normalmente, aumentos de ingestão de matéria seca tendem a diminuir a conversão de bovinos confinados, com exceção dos casos em que são utilizados grãos bastante processados.

Tabela 2. Efeito da inclusão de sementes de girassol sobre o desempenho e conversão alimentar de animais confinados.


Como mostrado nos resultados acima, a semente de girassol é um ingrediente bastante interessante para a utilização em dietas de bovinos de corte confinados, sendo boa fonte de energia (óleo), incremento de fibras na dieta e o seu processamento não irá promover melhorias na ingestão e desempenho. Como todo ingrediente a ser inserido em dietas de animais confinados deve-se realizar avaliação criteriosa de custos e possibilidades de substituição para o novo ingrediente.

Referências bibliográficas

GALEYAN, M.L.; DEFOOR, P.J. Effects of roughage source and level on intake by feedlot cattle. J. Anim. Sci., v. 81, suppl. 2, 2002.

GIBB, D.J.; OWENS, F.N.; MIR, P.S.; IVAN, M.; MCALLISTER, T.A. Value of sunflower seed in finishing diets of feedlot cattle, J. Anim. Sci., v. 82, 2004.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress