Mercado Físico da Vaca – 18/02/09
18 de fevereiro de 2009
Mercados Futuros – 19/02/09
20 de fevereiro de 2009

Uso de resíduos do biodiesel na nutrição de bovinos

Devido ao seu alto valor energético, a glicerina, um subproduto da produção de biodiesel pode ser uma boa alternativa na substituição de grãos de cereais nas dietas de bovinos confinados. Sendo o custo da dieta, o maior percentual dentro dos custos finais de confinamento, a diminuição desses valores tem grande reflexo na viabilidade econômica do sistema.

Devido ao seu alto valor energético, a glicerina, um subproduto da produção de biodiesel pode ser uma boa alternativa na substituição de grãos de cereais nas dietas de bovinos confinados. Sendo o custo da dieta, o maior percentual dentro dos custos finais de confinamento, a diminuição desses valores tem grande reflexo na viabilidade econômica do sistema.

A glicerina é um subproduto da produção do biodiesel, sendo gerada em quantidades significativas dentro do processo. O aumento do percentual de inclusão do biodiesel no óleo diesel programado para os próximos anos, bem como a crescente busca por combustíveis alternativos, nos mostra um cenário de grande aumento da produção de biodiesel e, consequentemente, de seus subprodutos. O principal componente da glicerina é o glicerol, que convertido em glicose no fígado é utilizado como fonte de energia para manutenção e produção no metabolismo animal.

Parsons et al., (2009) avaliaram o efeito da inclusão de diferentes níveis de glicerina na dieta de bovinos de corte confinados sobre o peso inicial, final, ganho de peso diário e conversão alimentar. Foram utilizadas 373 novilhas de corte cruzadas com peso vivo inicial de 421 kg. Os animais foram adaptados a inclusão da glicerina por um período de 10 dias, partindo da dieta inicial (sem a inclusão de glicerina), até o valor máximo de 16%, variando nos níveis de 2, 4, 6, 8, 12 e 16% do total de matéria seca da dieta.

Tabela 1. Composição das dietas experimentais

Foi observado um aumento no ganho médio diário (GMD) de 12,6; 8,4 e 5,0% para as inclusões de glicerina em 2, 4 e 8%, respectivamente. Para os maiores valores de inclusão, 12 e 16%, foi observada queda de 1,7 e 13,4% no GMD, respectivamente (Tabela 2). Foi observada queda na ingestão total de matéria seca (IMS) para inclusões acima de 2% de glicerina, havendo resposta linear entre o aumento da inclusão de glicerina e a queda na IMS. Apesar de haver queda na IMS a partir da inclusão de 2% de glicerina, o ganho de peso e a conversão alimentar foram melhores com 2 e 4% de inclusão de glicerina (Tabela 2).

Tabela 2. Peso vivo inicial, final, ganho médio diário, IMS e conversão alimentar

Foi observado efeito quadrático da conversão alimentar em relação a inclusão de glicerina na dieta, sendo 2 e 4% de inclusão os valores correspondentes as melhores conversões alimentares.

A inclusão de glicerina até 8% do total de matéria seca, leva ao aumento do peso final de bovinos confinados, porém se a inclusão for de 12 ou 16%, haverá queda do peso final, inviabilizando sua utilização.

O uso da glicerina como substituinte de grãos de cereais em dietas de bovinos pode ser uma boa alternativa na diminuição dos custos de produção, porém os valores máximos de inclusão estão próximos de 10% do total de matéria seca da dieta.

Referências bibliográficas:

PARSONS, G.L.; SHELOR, M.K.; DROUILLARD, J.S. Performance and carcass traits of finishing heifers fed crude glycerin. J.Anim. Sci., v. 87, p. 653-657, 2009.

MACH, N.; BACH, A.; DEVANT, M. Effects of crude glycerin supplementation on performance and meat quality of Holstein bulls fed high-concentrate diets. J. Anim. Sci., v. 87, p. 632-638.

0 Comments

  1. Júlio César de Cerqueira Fidelix disse:

    Sabemos que os custos com alimentação na dieta de ruminantes em confinamento ficam em torno de 60% dos custos totais de produção. Sendo o Brasil, confirmadamente, o país mais apto às culturas que viabilizam a diminuição desse custo, é estimulante conhecer mais uma dessas possíveis culturas. O Brasil também é o maior produtor mundial de biodísel, o que torna o uso de glicerina ainda mais rentável econômica e metabolicamente falando.

  2. Thales dos Anjos de Faria Vechiato disse:

    Caro André,

    Muito interessante o artigo, parabéns! No entanto, gostaria de saber se este subproduto já é comercializado em nosso meio e qual o custo deste “novo” ingrediente? Pois temos que considerar sempre a viabilidade e facilidade de utilização das alternativas alimentares em outras realidades.

    O senhor saberia me informar sobre onde adquirir e qual o preço? Pois achei bem interessante sua utilização.

    Abraço,

  3. André Alves de Souza disse:

    Prezado Thales,
    Ainda são pequenas e localizadas as ofertas dos resíduos de biodiesel devido a retração na produção ocorrida no ano de 2008 e, com as incertezas de 2009, muitas empresas diminuíram ainda mais as produções do biodiesel. Atualmente, a possibilidade de utilização seriam para as propriedades próximas das indústrias.

    Um forte abraço.

  4. Eduardo Brezolin Crestani disse:

    André,

    Parabéns pelo artigo. Sempre é bom ler um artigo de suma importância como esse, visando sempre a economia e rendimento. Continue nos escrevendo e nos informando dessas novas tecnologias.

    Um abraço do seu velho aluno, Eduardo Crestani – Sorriso MT.

  5. João Paulo Bandeira de Almeida disse:

    Parabens pela reportagem, mas gostaria de saber se essa glicerina de biodiesel é a bidestilada ou bruta.

    Obrigado

  6. André Alves de Souza disse:

    Prezado João Paulo Almeida,

    A glicerina utilizada nesse trabalho foi a glicerina bruta.

    Forte abraço.

plugins premium WordPress