Mercado Físico da Vaca – 29/04/10
29 de abril de 2010
Confira os 10 artigos mais lidos em abril
1 de maio de 2010

Uso de Optigen como alternativa a farelos

A pecuária de corte moderna já não se preocupa apenas com o desempenho zootécnico, como altas taxas de ganho de peso, mas sim com a eficiência do sistema de produção.

Antigamente pensava-se que tudo estava dando certo se os animais estivessem ganhando muito peso. Hoje a preocupação envolve, além disso, a eficiência alimentar e o uso racional de insumos, entre outros.

Tecnologias vêm sendo utilizadas para melhorar a relação custo-benefício, proporcionando maior lucratividade à atividade. Optigen® é um produto desenvolvido e aprimorado para fornecer esse tipo de resposta, sendo uma fonte de liberação controlada de nitrogênio não protéico (NNP).

Dentre os nutrientes que os animais necessitam para se manter e para ganhar peso está a proteína, que é um dos componentes mais caros na dieta. Ela fornece nitrogênio para os microrganismos do rúmen que se proliferam e degradam o alimento, disponibilizando os nutrientes que serão aproveitados pelo animal.

A fonte de liberação controlada de NNP fornece esse nutriente para os microrganismos ruminais em taxa semelhante aos farelos protéicos como, por exemplo, o farelo de soja. Desta forma, é possível fazer a substituição total ou parcial do farelo vegetal, de acordo com o critério do nutricionista.

O nutricionista pode utilizar o Optigen na formulação da dieta abrindo espaço para incluir mais ou menos fibras, carboidratos solúveis ou outros elementos, dependendo do que a propriedade dispor ou do que os animais mais precisarem. Assim, a formulação fica mais flexível de forma a facilitar a vida do produtor e do formulador. Isto porque cada quilo de farelo de algodão 38 incluído na dieta, pode ser substituído por cerca 0,09kg de Optigen. No caso de farelo de soja, para cada quilo retirado da fórmula, utiliza-se por volta de 0,11kg de Optigen, devendo-se considerar o nível de inclusão máximo de proteína bruta (PB) proveniente do nitrogênio não protéico. No espaço gerado pode optar-se por incluir fontes de volumosos, energia ou o que for mais conveniente para cada caso.

Além do auxílio na formulação, o produtor tem ganhos expressivos na logística e armazenamento de alimentos. Uma carreta de Optigen equivale a 9 carretas de farelo de soja ou 11 carretas de farelo de algodão 38. Utilizando o produto, conseguimos diminuir os custos com transportes de farelos e reduzir a estocagem de matérias-primas, além de ser um produto que não sofre efeito de safra para sua disponibilidade.

Vários são os fatores que interferem na rentabilidade da atividade da bovinocultura de corte, principalmente em confinamentos. A busca pela melhor eficiência alimentar, através do uso de dietas bem formuladas e tecnologias, aliada à gestão eficiente de alimentos, fazem a diferença na conta final da atividade, onde se busca sempre o maior lucro e lucratividade.

Optigen é uma tecnologia inovadora que proporciona ao formulador flexibilidade na dieta de forma a promover melhor desempenho ao gerente do confinamento, menor gasto financeiro e de tempo recebendo e armazenando matérias-primas, e ao produtor, maior receita líquida final.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress