Exportações para países árabes devem crescer em 2006
12 de janeiro de 2006
Cana-de-açúcar tratada com cal virgem: fatos & mitos
16 de janeiro de 2006

Uso de ethephon para controlar o florescimento em capim-tanzânia

O uso de reguladores vegetais em gramíneas é bastante difundido em áreas marginais, como encostas e margens de estradas, para reduzir o crescimento do capim. Os benefícios da utilização destes produtos em áreas de pastagens, no entanto, ainda não foram bem definidos.

O controle do desenvolvimento das hastes é considerado um ponto-chave no manejo de gramíneas cespitosas, como o capim-tanzânia. As hastes, por um lado, representam boa parte da massa de forragem produzida, mas, por outro, dificultam a colheita da forragem pelo animal e aumentam as perdas por tombamento.

No capim-tanzânia, a participação das hastes na produção se eleva durante o florescimento que ocorre, normalmente, no outono. O controle do florescimento, portanto, é uma alternativa para se reduzir os efeitos indesejáveis do alongamento das hastes sobre a qualidade da forragem e a eficiência de pastejo em áreas de capim-tanzânia.

O ethephon é um regular de crescimento utilizado para evitar o florescimento na cana-de-açúcar. Penati et al. (2005) procuraram determinar o efeito da aplicação de ethephon sobre o florescimento do capim-tanzânia em pastagem estabelecida na ESALQ/USP. O ethephon foi aplicado na dosagem de 480 g i.a./ha em três épocas: 20/01/2001; 20/02/2001; e 20/03/2001.

Dez dias antes de cada aplicação, a área foi pastejada por novilhos nelore e depois adubada com 333 kg/ha de 24-04-24. A Tabela 1 apresenta os resultados de densidade de perfilhos, porcentagem de perfilhos florescidos e produção do capim, avaliados vinte dias após a última aplicação (10/04/2001).

Tabela 1. Densidade de perfilhos, porcentagem de perfilhos florescidos e produção do capim avaliados vintes dias após a última aplicação de ethephon.


Os autores observaram que não houve diferença estatística entre os tratamentos, o que foi atribuído ao elevado coeficiente de variação das variáveis avaliadas. O florescimento nas plantas que receberam ethephon em março, no entanto, foi cerca de 50% daquele observado nas demais áreas.

Comentários dos autores: Apesar de não haver diferenças estatística entre os tratamentos testados por Penati et al. (2005), a redução nos níveis de florescimento observada nas áreas onde o ethephon foi aplicado em março indica que esta técnica pode ser uma ferramenta viável de controle do desenvolvimento das hastes em áreas de pastagens. O trabalho de Penati et al. (2005), no entanto, não apresenta os resultados de porcentagem de folhas e hastes e nem de qualidade da forragem, que interferem no consumo e desempenho dos animais.

Os efeitos dos reguladores de crescimento sobre as plantas forrageiras ainda é pouco conhecido. São necessários mais estudos para identificar os reguladores mais adequados, seus efeitos sobre as plantas e sua forma de aplicação (dosagem, época, etc.).

Bibliografia consultada

PENATI, M.A.; TOZO, J.; CORSI, M. Efeito do ethephon no controle do florescimento no capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq.)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress