Liminar suspende demissões na Marfrig em Alegrete
28 de janeiro de 2015
Seca fez subir custo do churrasco em 2014, aponta Fecomercio-SP
28 de janeiro de 2015

Usina de diodiesel da Petrobras vai triplicar produção com sebo bovino

A usina de biodiesel da Petrobras Biocombustível, em Montes Claros, Minas Gerais, triplicará a capacidade de processamento do sebo bovino, de 50 mil toneladas por ano para 158 mil toneladas/ano. Com a ampliação, o óleo refinado a partir do sebo bovino representará 35% no mix de matéria-prima utilizada na produção do Biodiesel 100 (B-100), índice máximo permitido dentro das especificações do combustível. A construção da nova unidade de refino físico tem início em fevereiro e será entregue em outubro.

Se comparado ao biodiesel de óleos vegetais, o de gordura animal traz mais vantagens e, por isso, ganha espaço como opção de matéria-prima. O maior grau de cetano garante melhor ignição do combustível e tem influência direta na partida e funcionamento do motor. A gordura animal na produção do biodiesel gera ainda o sebo refinado e o ácido graxo, coprodutos de grande valor comercial.

Com o aumento da capacidade de refino do sebo bovino em Montes Claros, haverá um volume excedente do óleo, que poderá ser escoado para as usinas da Petrobras Biocombustível em Candeias, na Bahia, e Quixadá, no Ceará.

De acordo com estimativa da Embrapa, cerca de 1,560 milhão de toneladas de sebo bovino são produzidas no país anualmente e cada quilo de sebo pode gerar até 800 ml de biodiesel.

Fonte: Agência Petrobras, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress