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USDA anuncia US$ 110 milhões para promover produtos alimentícios e agrícolas nos mercados externos

A secretária da Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, anunciou na última sexta-feira, dia seis, a alocação de uma verba de US$ 110 milhões para o ano fiscal de 2003, para 65 organizações comerciais dos EUA, com o objetivo de promover os produtos agrícolas do país nos mercados externos sob o Programa de Acesso aos Mercados (Market Access Program – MAP). A Lei Agrícola de 2002 forneceu um aumento significativo ao MAP, mais que dobrando o financiamento, para US$ 200 milhões anualmente até o ano de 2006, o primeiro aumento do programa desde 1996.

“Maiores oportunidades comerciais para os produtos agrícolas norte-americanos beneficiam não somente os setores de alimentos e de agricultura, mas a economia como um todo. O Programa de Acesso a Mercados ajuda a promover os produtos dos EUA e a construir novos mercados externos”.

Veneman disse que as exportações deverão atingir o valor de US$ 56 bilhões neste ano, o que suporta 840 mil empregos e que, para cada US$ 1 bilhão a mais, 15 mil novos empregos são criados.

O MAP usa fundos da Corporação de Créditos de Commodities (CCC) para fazer acordos com as organizações comerciais agrícolas dos EUA, grupos regionais estaduais e cooperativas. Os fundos do CCC são usados para dividir os custos de marketing externo e atividades promocionais, visando a promoção de marcas e de produtos em determinados mercados e buscando novas oportunidades. Exemplos de atividades conduzidas pelo MAP com o financiamento incluem promoções aos consumidores para produtos no varejo, seminários, workshops para educar os consumidores de outros países sobre a biotecnologia agrícola e sobre a segurança dos alimentos, treinamento e assistência a processadores e fabricantes estrangeiros e utilização de ingredientes dos EUA e pesquisa de mercado. O MAP é administrado pelo Foreign Agricultural Service – FAS/USDA.

Todos os candidatos ao programa passam por um processo de revisão competitiva baseado em quatro critérios – o grau com o qual o candidato contribui com recursos para o programa, a performance histórica de exportações, as metas de exportação projetadas e a realização de metas de exportação no passado. O MAP é um dos vários programas do USDA designado para garantir uma utilização mais efetiva e voltada para resultados dos recursos do governo, disponíveis para a indústria agrícola, para desenvolver mercados para os produtos dos EUA.

Alocações do Programa de Acesso aos Mercados – Ano Fiscal de 2003 – EUA





Fonte: Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), adaptado por Equipe BeefPoint

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