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Uruguai visa consumidor final para exportar mais

O presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Alfredo Fratti, defendeu a estratégia de mirar o consumidor final nos países aos quais se pretende exportar, respondendo, assim, a algumas críticas recebidas por parte da indústria. Ele disse que participar de grandes feiras realizadas no mundo é importante, mas que, para o longo prazo, está convencido que o melhor é chegar ao consumidor final.

O presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Alfredo Fratti, defendeu a estratégia de mirar o consumidor final nos países aos quais se pretende exportar, respondendo, assim, a algumas críticas recebidas por parte da indústria. Ele disse que participar de grandes feiras realizadas no mundo é importante, mas que, para o longo prazo, está convencido que o melhor é chegar ao consumidor final.

“Essas são as estratégias de longo prazo. Estou convencido de que são o caminho. Estar em feiras internacionais é importante e temos feito isso, mas não acaba ali porque, para entrar no mercado e dar mais valor às exportações, não avançamos muito só com isso. No dia 19 de junho, fizemos no restaurante que está na Exposição em Xangai uma exibição do que é a rastreabilidade de nosso país. Convidamos os representantes da União Europeia (UE) e países latino-americanos, que ficaram impressionados. Nós servimos um prato de carne junto com um tíquete pelo qual, através da internet, era possível acessar todos os dados da vaca e, inclusive, ver a cara do produtor. Esse foi um golpe de marketing importante, mas também, é real, porque, nesse aspecto de rastreabilidade, estamos no topo do mundo”.

Ele disse que sempre se deve apontar para o pequeno nicho de grande valor, porque “nunca vamos competir em volume com o Brasil. Hoje, temos algumas vantagens conjunturais com nossos vizinhos, mas é necessário nos preparar para quando passarmos a competir em igualdade de condições. Por isso, é necessário desenvolver uma estratégia que aponte ao consumidor final”.

Com relação à exposição em Xangai em seu conjunto, Fratti disse que não teve a presença esperada fora do público chinês. No entanto, ele disse que o stand e o restaurante do Uruguai foram muito visitados. “Queremos quebrar o mito de que os chineses não consomem carne no estilo que estamos acostumados e nessa meta estamos avançando. A China hoje está importando mais carne que Israel. Nós estamos exportando carne de melhor qualidade e devemos melhorar”. Ele disse que o principal competidor do Uruguai na China é a Austrália.

A reportagem é do Observa.com.uy, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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