EUA: cresce previsão de produção de carne bovina em 2012, diz USDA
12 de abril de 2012
Mercado futuro do boi gordo – 11-04-2012
12 de abril de 2012

Uruguai: “lodo rosa” pode ser oportunidade para vender mais carne aos EUA

O escândalo dos hambúrgueres gerado nos Estados Unidos ("lodo rosa") pode ser uma “oportunidade comercial”, segundo o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre. “Devemos saber valorizar os controles, as certificações e a inocuidade que temos no Uruguai”.

O escândalo dos hambúrgueres gerado nos Estados Unidos (leia mais notícias abaixo deste texto) pode ser uma “oportunidade comercial”, segundo o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre. “Devemos saber valorizar os controles, as certificações e a inocuidade que temos no Uruguai”.

Ainda é muito cedo para determinar como influenciará as exportações de carne bovina uruguaia o escândalo dos hambúrgueres que há semanas afeta o mercado dos Estados Unidos. Os consumidores descobriram que os hambúrgueres – um dos produtos mais consumidos no país -, contêm, além de carne, aditivos chamado de “lodo rosa” – carne magra de textura fina, feita com sobras de carne após feitos os cortes nas carcaças, tratadas com hidróxido de amônio, gerando um boicote ao produto.

O Uruguai não está habilitado para entrar com hambúrgueres nesse mercado, mas é um forte exportador de trimming (cortes de carne bovina procedentes da desossa) e poderia ser afetado, porque na semana passada, os preços oferecidos pelos importadores dos Estados Unidos eram menores como primeiro impacto dessa descoberta.

Frente ao escândalo em um país com fortes exigências sanitárias como é os Estados Unidos, Aguerre pediu que se valorizem os “critérios e controles” aplicados no Uruguai no momento de certificar os produtos exportáveis e os destinados ao mercado interno. “Os critérios e os controles sobre a maneira sustentável de produzir a nível agrícola que o Uruguai tem, assim como sua atividade em matéria de certificação, tanto veterinário como industrial, são ativos que o país tem que saber valorizar em momentos em que aparecem esses problemas”.

Aguerre recordou que os problemas de inocuidade que estão ocorrendo nos hambúrgueres norte-americanos são similares aos que sacudiram a União Europeia (UE) há um tempo e estiveram vinculados à Escherichia coli e o consumo de vegetais frescos ou em conserva. “Esses problemas nos devem recordar que temos que estar permanentemente alertas e temos que saber aproveitá-los como uma oportunidade comercial”.

Aguerre disse que a “segurança alimentar é um tema estratégico para o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP). Até agora, o Uruguai nunca teve inconvenientes de segurança e devemos nos preparar para não tê-los, porque somos um país que vende alimentos”.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Euqipe BeefPoint.

EUA: “lodo rosa” está afetando preços do boi

Pedro de Felício comenta sobre uso de “lodo rosa” em alimentos nos EUA

EUA: Cargill corta produção de “lodo rosa” e prevê aumento nos preços dos hambúrgueres

Tyson Foods: questão do “lodo rosa” afeta demanda por carne nos EUA

McDonald’s é forçado a mudar receita de hambúrguer nos EUA

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress