Confira artigo especial sobre exportações de carne bovina da Índia
21 de julho de 2016
Até metade dos alimentos produzidos no mundo acaba no lixo, diz ONU
21 de julho de 2016

Uruguai terá “mais espaço” no mercado mundial de carne bovina

O broker de carnes do Uruguai, Alejandro Berrutti, disse que no segundo semestre, as expectativas de preços são melhores para a colocação de carne bovina nos mercados internacionais; no entanto, ele disse que há vários mercados que não têm podido “levantar a cabeça”, como era de se esperar, por causa da crise econômica, política e comercial que sofreram.

Essas ações geram certa incerteza nos mercados e todas as compras de carne bovina estão sendo feitas a menores preços do que antes. Além disso, ele disse que a desvalorização do Real há alguns meses permitiu ao Brasil entrar nos mercados com valores muito competitivos frente a outros países exportadores.

“Nas últimas semanas, se tem visto uma grande afluência da carne bovina do Brasil com embarques significativos durante o mês de maio e junho e esse maior volume, com um maior número de plantas habilitadas, a diferentes portos da China tem feito com que os preço caiam, chegando ao que está propondo o mercado”.

O Real vem ganhando força frente ao dólar na segunda metade do ano, o que poderá levar o Brasil a se voltar mais ao mercado local, por preços mais atrativos, o que pode ajudar a descomprimir a oferta de carne no mundo e deixar espaço para que outros países, entre eles, o Uruguai, possa comercializar a melhores valores seus produtos.

Outro concorrente do Uruguai é a Austrália, país que tem uma grande vantagem tarifária nos mercados asiáticos frente aos do Mercosul e isso faz amortizar os altos custos. De qualquer maneira. Ele disse que esse não é um mercado tão competitivo na China como o Brasil, que está golpeando bastante a carne uruguaia.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress