EUA: veja os motivos do país aumentar a exportação de carne para o Camboja
9 de dezembro de 2013
Rússia continuará importando frango ainda que atinja a autossuficiência – Ricardo Santin, da Ubabef
9 de dezembro de 2013

Uruguai se prepara para nova auditoria do Chile

Os inspetores do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) visitam o Uruguai uma vez por ano para auditar o sistema de certificação realizado pela empresa Certicarnes, pertencente ao Instituto Nacional de Carnes (INAC) e onde o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca funciona como fiscalizador.

“É um processo complexo, porque há certificações na etapa de abate de animais, na desossa e a nível dos embarques posteriores”, disse o diretor da Direção de Controle de Qualidade do INAC, Ricardo Robaina.

Os chilenos utilizam um sistema de tipificação de carcaças sumamente exigente e o Uruguai vem cumprindo com êxito todos os requisitos, pois é um antigo fornecedor do Chile.

Os inspetores chegarão ao Uruguai para revisar registros, mas auditarão o processamento de carne em algumas plantas habilitadas para exportar a esse destino. “Até agora, obtivemos sucesso nas auditorias anteriores e seguimos trabalhando da mesma maneira”, disse Robaina, descartando problemas. No entanto, não está definido quais serão os frigoríficos que farão parte das inspeções.

Com uma forte competição da carne paraguaia, as vendas de dianteiros uruguaios ao Chile caíram em 35% em um ano, tomando como base os dados do INAC gerados até 23 de novembro e comparando-os com os do mesmo período de 2012, foram exportadas 16.039 toneladas contra 24.677 toneladas. Porém, o Chile acaba de habilitar a entrada de carne ovina com osso, mostrando uma grande confiança na sanidade e nas certificações realizadas pelo Uruguai.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress