Gado do RS Sul vem se padronizando e ganhando qualidade
3 de fevereiro de 2014
Austrália: confira exigências da Rússia para carne bovina australiana
3 de fevereiro de 2014

Uruguai: o desafio é buscar mercados que disputem um melhor preço nos cortes de alta qualidade – Luis Fratti [INAC]

“O grande desafio do Uruguai é buscar mercados que possam disputar um melhor preço com a União Europeia (UE) nos cortes de alta qualidade”, disse o presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Luis Alfredo Fratti.

Ele disse que faz quatro ou cinco anos que o Uruguai vende a tonelada de carne bovina a valores acima do produto da Austrália e muito próxima aos valores dos Estados Unidos. “Alcançar esse lugar não foi fácil, mas é muito mais difícil manter-se nesse pódio dos países que vendem mais caro. Para isso, é necessário buscar maiores alternativas, não sendo suficiente abrir novos mercados, que já é algo já incorporado e não se pode parar”.

Por isso, o INAC está impulsionando uma nova ofensiva das carnes uruguaias, bovina e ovina, na Rússia, onde a maioria dos cortes exportados pelo Uruguai tem como destino a indústria.

“Há espaço para cortes de alto valor”, disse Fratti e, com essa premissa, prepara uma nova degustação de carnes na Feira Prodexpo Moscou, que será realizada em 10 a 14 de fevereiro. A degustação será feita no Hotel Ararat Park Hyatt, localizado frente à Praça Vermelha de Moscou, no marco da inauguração de sua churrasqueira. Serão incluídos 60 quilos de bife ancho sem osso, maturado e congelado, mas também alguns cortes de carne ovina.

No entanto, a nível de INAC, estuda-se uma estratégia para ter uma maior aproximação com o público de maior poder aquisitivo que é o consumidor desses cortes de maior valor com o que se pretende marcar presença na Rússia.

Porém, no marco da visita, na Embaixada do Uruguai em Moscou, negocia-se um encontro entre o diretor de serviços sanitários da Rússia e o presidente do INAC, buscando trocar informações e fortalecer os laços de amizade entre ambos os países. “Hoje, o acesso para a carne uruguaia já temos, mas sempre é bom manter a comunicação”.

A participação do Uruguai na Prodexpo Moscou envolveu toda a reunião da junta diretora do INAC, onde seguirão afinando os detalhes. Não somente participará uma grande quantidade de frigoríficos, mas também, de pecuaristas.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress