EUA: em setembro, foram alojados 2% mais animais em confinamento
27 de outubro de 2015
Japão avalia liberar carne termoprocessada do Brasil
27 de outubro de 2015

Uruguai modificará períodos de vacinação contra a aftosa

A Direção Geral de Serviços Pecuários do Ministério da Agricultura do Uruguai propôs suprimir a vacinação contra a febre aftosa de novembro, que corresponde aos bezerros, no marco de uma mudança de estratégias e fortalecimento de outras formas de prevenção, visando a erradicação da doença na região. Nesse contexto, continuarão os restantes período de vacinação contra esta doença. Com base na situação sanitária atual de febre aftosa e considerando o citado anteriormente, entende-se que a vacinação de novembro não aporta nenhum elemento para mitigar os riscos de uma eventual reintrodução do vírus da doença no país. Este tema será discutido essa semana no Uruguai.

Outra proposta é de que os recursos obtidos pela não vacinação, de cerca de US$ 2 milhões, sejam destinados à capacitação dos veterinários jovens que fazem a inspeção, e que muitas vezes nunca viram sintomas da doença.

Entende-se também que, visando iniciar o processo previsto no Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa 2011-2020, é necessário começar o processo de mudança de estratégia com o fortalecimento de outras formas de prevenção apontam, em especial, a problemas de vulnerabilidade. Nesse sentido, destaca-se o funcionamento de sistemas de vigilância baseados em caracterizações de risco atualizadas aos sistemas de produção e às mudanças no comércio internacional e regional que sejam capazes da detecção precoce da doença no caso da reintrodução, preparo para resposta emergencial e funcionamento do banco regional de antígenos e vacinas.

Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress