Dia 6 de março será realizado o Dia de Campo na Fazenda São Matheus
23 de fevereiro de 2015
Opiniões divididas sobre consumo de carne de impressora 3D
23 de fevereiro de 2015

Uruguai lança novo procedimento de certificação eletrônica

A partir de 2 de março, o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai colocará em marcha um novo procedimento de certificação eletrônica ao abate que será válido apenas para os animais destinados à União Europeia (UE), Suíça e Cota 481 – cota de carne de alta qualidade para UE de animais terminados com grãos.

De acordo com a diretora do Sistema Nacional de Identificação Pecuária (SNIG), María Nela González, com o novo procedimento, eliminam-se os papéis.

Até agora, a certificação era feita em papel, mas sempre tinha que ir homologar o certificado do veterinário particular credenciado ante ao MGAP com o serviço oficial. A partir de março, “tudo será eletrônico, com uma assinatura eletrônica e não requer ir até os escritórios para homologar documentos. Os tempos são os mesmos, a certificação tem o mesmo valor, a única coisa é que se aproveita as tecnologias para melhorar o serviço. Isso fortalece o sistema e outorga novas garantias aos países compradores”.

Com isso, o Uruguai novamente segue sendo um país de ponta em matéria de agregar valor aos produtos de carne.

A meta do MGAP é começar com a nova certificação de forma gradual e logo se ampliará. Com a eleição da UE para a nova certificação, estão utilizando observações realizadas na última auditoria, que chegou ao Uruguai em 2013.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress