Mercado Físico da Vaca – 11/04/08
11 de abril de 2008
Destaque do Leilão Virtuoso: Palisa do Córrego
15 de abril de 2008

Uruguai: INAC apresenta sistema de “caixas pretas”

O Uruguai apresentará no próximo Congresso da Oficina Permanente Internacional da Carne (OPIC), que será realizado em setembro na África do Sul, o sistema de controle eletrônico dos abates (caixas pretas), ferramenta única no mundo.

O Uruguai apresentará no próximo Congresso da Oficina Permanente Internacional da Carne (OPIC), que será realizado em setembro na África do Sul, o sistema de controle eletrônico dos abates (caixas pretas), ferramenta única no mundo.

Os chamados guarda gados eletrônicos, conhecidos também no ambiente pecuário uruguaio como “caixas pretas”, junto com a rastreabilidade individual do gado bovino, formam uma metodologia única a nível mundial de acompanhamento da cadeia de carnes.

Por isso, o Instituto Nacional de Carnes (INAC) está estudando a possibilidade de realizar uma apresentação similar à realizada na África do Sul, na conferência do The Economist, que será realizada no Uruguai em 17 e 18 de junho.

A idéia das autoridades do INAC é realizar uma verificação da confiabilidade do sistema de rastreabilidade e controle de abates no Uruguai, utilizando a revista The Economist, uma das mais prestigiosas do mundo em suas especialidade, para sua difusão em nível internacional.

O vice-presidente da instituição, Fernando Pérez Abella, confirmou ambas as informações ressaltando que o Uruguai precisa divulgar ao mundo a eficiência do sistema de rastreabilidade que possui, que é uma criação local e que não tem precedentes a nível mundial.

As rastreabilidade do Uruguai começou em 2006, identificando obrigatoriamente os bezerros nascidos em cada estação de cria, mas está avançando até envolver todo o rebanho bovino.

Abella disse que apesar de serem feitos controles permanentes no Uruguai sobre o funcionamento das caixas pretas e o sistema de identificação individual do gado, a forma moderna de se fazer é mediante a utilização de análises de DNA que confirmem os resultados obtidos pelo sistema de identificação e controle eletrônico nas plantas, disse ele ao El País.

Feiras

Atualmente, a cadeia de carnes do Uruguai se prepara para participar entre 14 e 17 deste mês de duas das mais importantes feiras realizadas na China.

Entre 14 e 16 de abril será realizada em Xangai uma nova edição do Salão Internacional de Alimentação (SIAL). Esta é uma das maiores feiras de alimentos do mundo. Em paralelo, entre 15 e 17, será realizada em Pequim uma feira de carnes em que o Uruguai participará pela primeira vez. Para Abella, esta segunda feira é vista como uma oportunidade melhor para o fechamento de negócios com este mercado.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress