Exportação do Brasil aos árabes bate recorde, contando com bovinos vivos
14 de setembro de 2011
Kátia Abreu: sem novo Código Florestal, Brasil terá dificuldades para ajudar a reduzir fome no mundo
14 de setembro de 2011

Uruguai: consumo de carne bovina se mantém

A carne bovina é o alimento com melhor relação qualidade-preço, garantem os açougueiros uruguaios. O consumo no Uruguai se mantém estável, bem como os preços, e os comerciantes buscam elevá-lo para ganhar parte do terreno perdido, diz o presidente da União de Vendedores de Carne (UVC), Rafael Rodríguez.

A carne bovina é o alimento com melhor relação qualidade-preço, garantem os açougueiros uruguaios. O consumo no Uruguai se mantém estável, bem como os preços, e os comerciantes buscam elevá-lo para ganhar parte do terreno perdido, diz o presidente da União de Vendedores de Carne (UVC), Rafael Rodríguez.

O grupo de cortes que formam as preferências dos consumidores uruguaios parece não ter sofrido modificações substanciais, com a carne moída e alguns cortes sem osso, como bola de lomo (patinho) e nalga (coxão mole) seguem ocupando os primeiros lugares para os consumidores uruguaios.

“Aumentaram as vendas, porque há muitos consumidores que antes não podiam ter acesso à carne e o fizeram através da carne moída, que é o produto que mais rende”, disse Rodríguez, justificando o aumento nas vendas do produto que, na cesta de cortes do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), há tempos substituiu o assado. À medida que melhora o bolso dos consumidores, posteriormente “se passam a outros cortes”.

Para promover o consumo de carne bovina no mercado interno, a UVC impulsiona em seu stand na Expo Prado 2011 o “churrasquinho de lombo”. Para a organização da feira, a receptividade nos primeiros dias da Expo Prado “foi muito boa e muitos vieram ao stand buscá-lo”. Segundo Rodríguez, os que experimentam, “voltam e compram outra vez”.

A ideia nasceu porque “toda a vida, quando éramos crianças, nossos pais nos davam um pedaço de pão aberto e um churrasco no meio. O hambúrguer é um conceito dos Estados Unidos”, disse ele. Os uruguaios sempre estiveram acostumados a consumir a carne da forma mais natural possível e o churrasco tem um sabor diferente, além de lembrar as imagens da infância.

Os açougueiros buscam ganhar espaço frente às grandes lojas e buscam explorar a vantagem de assessorar o cliente e tratá-lo como um amigo. A UVC e seus açougues afiliados seguem esse caminho. “O que queremos é promover os açougues tradicionais, dar mais serviço aos clientes”. A ideia também busca uma aproximação com os demais setores da cadeia de carnes para aumentar o consumo.

A competição com os supermercados se mantém, mas há tempos que não se fecham os açougues. Durante a crise econômica de 2002, dos 130 açougues afiliados à UVC se perderam 100. Hoje, muitos desses comércios voltaram a abrir, inclusive, na mão de novos investidores.

O grande problema hoje é a falta de mão-de-obra especializada, de forma que a UVC trabalha junto com a Escola da Carne do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), formando pessoal especializado no futuro.

A reportagem é do Jornal El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress