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Uruguai: consumo de carne bovina ficará em 60 kg/habitante em 2012

O consumo de carne bovina no Uruguai não aumentará mais de forma sustentada como vinha ocorrendo nos últimos anos, indicou o encarregado pelo mercado interno do Instituto Nacional de Carnes (INAC), Gabriel Costas.

O consumo de carne bovina no Uruguai não aumentará mais de forma sustentada como vinha ocorrendo nos últimos anos, indicou o encarregado pelo mercado interno do Instituto Nacional de Carnes (INAC), Gabriel Costas.

O consumo rondará os 60 quilos por habitante em 2012, o que, de qualquer forma, posicionará mais uma vez o Uruguai como principal consumidor de carne bovina do mundo, já que a Argentina, o maior competidor, teria seu consumo estabilizado em 57 quilos anuais, disse Costas.

Em 2011 ocorreu, pela primeira vez desde 2005, um leve retrocesso nesse aspecto, dado que baixou de 61,2 quilos per capita registrados em 2010 para 60,6 quilos. Em 2005, esse volume era de somente 47,6 quilos.

Costas explicou que a estabilização em torno de 60 quilos tem a ver com o fato de as pessoas chegarem a um teto em sua melhora econômica, que se traduz na compra de alimentos, enquanto que o aumento do consumo de outras carnes alternativas, como de aves e suína, está tomando espaço da carne bovina. Essas carnes, que também vêm crescendo de forma sistemática nos últimos anos e se situaram em 19,5 quilos per capita no caso da carne de aves e em 10,5 quilos per capita no caso da carne suína em 2011, voltariam em crescer, em torno e 5% em 2012, segundo Costas.

Ele explicou que, lentamente, está ocorrendo a nível local uma situação comum a nível mundial já que, com exceção do Uruguai e da Argentina, as carnes mais consumidas são as de frango e de porco, por terem melhor conversão grãos-carne.

No Uruguai, o consumo total de carnes foi de 94,7 quilos por habitante em 2011, muito abaixo dos mercados como Estados Unidos e Dinamarca, países onde, baseado em outras carnes, chegam a 120 quilos anuais por habitante.

Fonte: El País Digital, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

 

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