Mercado Físico da Vaca – 09/03/11
9 de março de 2011
Mercados Futuros – 10/03/11
11 de março de 2011

Unesp e Conexão Delta G realizam Workshop Internacional de Genômica Aplicada à Pecuária

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza no dia 14 de março, em Araçatuba (SP), o I Workshop Internacional de Genômica Aplicada à Pecuária. O evento contará com pesquisadores dos EUA e Canadá, além de representantes de empresas do setor de análises genéticas e de biotecnologia. As inscrições vão até o dia 4 de março e as vagas são limitadas.

Os organizadores do encontro esperam receber 250 participantes. Dentre os temas a serem discutidos em palestras, estão: As plataformas tecnológicas para análises genômicas existentes atualmente; Seleção genômica em gado de leite e Seleção genômica em gado de corte. Entre os palestrantes convidados, estão Curtis Van Tassell e Tad Sonstegard, do Bovine Functional Genomics Laboratory (EUA), e Flavio Schenkel, da University of Guelph (Canadá), que se destacam por atuarem no processo de seleção genômica em bovinos de leite.

De acordo com um dos idealizadores do evento, o médico veterinário José Fernando Garcia, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, o Brasil detém o maior rebanho bovino comercial do mundo, com destaque para as raças zebuínas oriundas de animais da sub-espécie Bos indicus, e vem destacando-se no campo da produção e exportação de proteína animal, em especial da carne bovina. “Os zebuínos são melhores adaptados às condições climáticas das regiões tropicais, o que faz deles uma excelente opção para os países em desenvolvimento, que urgem por desenvolver seu setor pecuário”, explica.

Segundo Garcia, o Brasil possui um contingente muito reduzido de pesquisadores na área de genética genômica, por isso a necessidade de realizar o workshop. Das palestras a serem apresentadas, Garcia destaca a de seleção genômica. “Esse é o principal motivo dessa movimentação. Trata-se de um dos caminhos que poderá levar a pecuária a aumentar a qualidade e produtividade de forma consistente e sustentável economicamente. Ainda há muito que se pesquisar nessa área, mas é para essa direção que os ventos sopram”, acredita.

Mais informações no endereço http://www.genomicaaplicada.com.br/index.php, em que as inscrições também poderão ser feitas. O evento é parceria entre a Unesp e a Conexão Delta G e organizado pela Deoxi Biotecnologia.

Serviço:

I Workshop Internacional de Genômica Aplicada à Pecuária
Data: 14 de março
Local: Mariá Plaza Hotel – Araçatuba / SP
Horário: das 8h às 21h
Haverá tradução simultânea
As inscrições encerraram em 4 de março

As informações são da Assessoria de Comunicação e Imprensa
UNESP.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress