Buscamos alta eficiência, maior rentabilidade, sendo socialmente e ambientalmente corretos – Ian Hill [Agropecuária Jacarezinho]
12 de fevereiro de 2014
“A maior rede social do mundo não é o facebook, é a cozinha” Alex Atala
12 de fevereiro de 2014

Uma história de sucesso: “A revolução dos 3 mil cientistas” – Eliseu Alves [Vídeo]

Com objetivo de homenagear aqueles que modernizaram o agronegócio brasileiro, o Projeto Revolução Verde produziu uma série de vídeos que contam a história da revolução na agricultura e também a trajetória de personalidades que incansavelmente contribuíram com essa história.

Nos últimos 40 anos, usando ciência e inovação, o Brasil se transformou de importador em um dos maiores exportadores de alimentos, preservando mais de 60% de suas florestas nativas. Neste filme você vai conhecer alguns dos heróis que lideraram essa incrível conquista, junto com milhões de produtores rurais e profissionais em todo o Brasil.

Eliseu Alves é casado, pai de dois filhos e avô. Tem 82 anos, sendo 58 dedicados à vida profissional. É engenheiro agrônomo, formado em 1954, pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Mestre em Economia Rural, na Purdue University, USA (1968), doutor em Economia Rural (1972), pela mesma Universidade, na linha de pesquisa: Economia da Produção, Desenvolvimento de Instituições e Política Agrícola.

eliseu-002

Eliseu é uma das referências brasileiras, aqui e no exterior, em se tratando de pesquisa agropecuária.

Profissionalmente, atuou na Emater, MG, de 1955 a 1973. Fez parte do grupo de trabalho que desenvolveu a ideia de reformar a pesquisa agrícola do Ministério da Agricultura, no período de 1971 a 1973. Deste trabalho, nasceu a Embrapa. Exerceu o cargo de diretor da Embrapa de 1973-1979. Neste período, foi um dos responsáveis pela formulação do modelo da Embrapa e comandou o programa de formação de Recursos Humanos.

Foi diretor-presidente da Embrapa no período de 1979 a 1985, quando a Empresa foi consolidada e se tornou respeitada no Brasil e no exterior. Ocupou o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no período de 1985 a 1990, onde concebeu o programa de exportação de frutas. Obteve recursos do BID, Bird e do governo japonês, que permitiram uma expansão da área irrigada do Vale do São Francisco.

De 1990 até o presente, é pesquisador da Embrapa, atuando nas áreas de inovação, pobreza rural, política agrícola, irrigação, construção e desenvolvimento de instituições. É também consultor do Banco Mundial, BID e FAO.

Assista abaixo o vídeo de Eliseu Alves e conheça mais a sua história:

Fonte: Projeto Revolução Verde, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress