Nelson Novaes assume Chefia da Embrapa Pecuária Sudeste
23 de março de 2006
Chegou a hora da multidisciplinaridade no agronegócio
27 de março de 2006

Um sistema alternativo de suplementação de bovinos de corte

Embora ainda relativamente recentes no Brasil, os suplementos líquidos estão entre diversos sistemas alternativos de suplementação utilizados em outros países para bovinos a pasto ou em confinamento. Suplementos líquidos são misturas à base de melaço e uréia, onde são também incluídos minerais, vitaminas e aditivos.

A adição de uréia aumenta a concentração de proteína da mistura, devido à sua alta concentração de nitrogênio não protéico (NNP). Essas misturas contêm grande quantidade de proteína degradável no rúmen (PDR), importante para o fornecimento de amônia para os microrganismos do rúmen e, portanto, importante para a otimização da digestão da fibra e síntese de proteína microbiana.

O controle químico do consumo de líquidos é feito através do uso de ácido fosfórico que, além de ser fonte de fósforo, mistura bem com o melaço e diminui o pH da mistura controlando a ingestão.

Programas de suplementação com líquidos são utilizados para suplementação de animais em crescimento, vacas em reprodução e bezerros em creep-feeding. Esses produtos são doces e palatáveis para bezerros em creep-feeding, além de serem de fácil manejo durante a época das águas.

Em um experimento conduzido na Embrapa Pantanal (clique aqui para ver o trabalho), por exemplo, o lote tratado com suplemento líquido em sistema de creep-feeding apresentou desempenho muito superior ao lote controle (Catto e Afonso, 2001). Este sistema de suplementação pode ser interessante para a região do Pantanal, uma vez que o abastecimento com menor frequência (um lote pode ter suplemento disponível por 7 a 10 dias) pode reduzir despesas com mão de obra e transporte, além de tornar mais fácil a suplementação de animais em áreas com acesso mais restrito.


Figura 1. Animais em programa de suplementação com líquidos.

Em países como a Austrália e os EUA, líquidos são utilizados como veículos para o fornecimento de minerais, vitaminas e aditivos nas dietas de animais confinados. Em 2001, professores de uma universidade do Texas conduziram uma entrevista com 19 nutricionistas responsáveis por uma parcela significativa de animais confinados nos EUA. Os números mostraram que a maioria (58,4%) dos clientes desses consultores utilizava premix vitamínico-mineral na forma líquida (Galyean e Gleghorn, 2000).

De acordo com pesquisadores da South Dakota State University, premixes vitamínico-minerais na forma líquida reduzem perdas e melhoram a palatabilidade da dieta (devido ao melaço), além de otimizar a oferta de nutrientes com uma melhor mistura da ração total (Pritchard, 2006).

A grande quantidade de NNP nos líquidos pode fazer com que muito nitrogênio seja desperdiçado pois a rápida degradação da uréia e a consequente liberação de amônia ocorrem antes que a energia proveniente da forragem esteja disponível.

As bactérias precisam de sincronia entre liberação de compostos nitrogenados e energia no rúmen. Para tentar corrigir esse problema presente tanto em suplementos líquidos como sólidos, vários compostos que diminuem a degradação da uréia foram desenvolvidos nas últimas décadas. Um desses compostos é utilizado em suplementos líquidos, sendo obtido pela ligação química da uréia ao cálcio.

Cass e Richardson (1994a e 1994b) conduziram dois experimentos comparando a taxa de liberação de amônia ruminal do complexo de liberação lenta de uréia/cálcio, da uréia e do farelo de algodão. O complexo uréia/cálcio apresentou melhores resultados quando comparado à uréia e ao farelo de algodão. Resultados semelhantes e favoráveis para essa uréia de degradação lenta na forma líquida (Ruma-Pro®) também foram observados recentemente em um estudo conduzido no laboratório de nutrição de ruminantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Dias et al., 2004).

Os uso de suplementos líquidos pode ser uma opção economicamente interessante para a atividade pecuária brasileira. Para animais a pasto, essa alternativa de suplementação pode significativamente reduzir custos com mão-de-obra. Em confinamentos, esses suplementos podem colaborar para um melhor resultado econômico reduzindo perdas (“pó”) e potencialmente melhorando a performance animal através da oferta de uma dieta total mais palatável e com melhor distribuição de micronutrientes.

Bibliografia consultada

Dias, M., T. Z. Albertini, L. H. G. S. Rezende, W. F. Gonçalves, C. B. Ribeiro, G. M. Higashi, C. N. Kinoshita, E. Detmann, M. G. Morais. 2004. Parâmetros ruminais de bovinos Nelore submetidos a três diferentes compostos nitrogenados não proteicos. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande: Sociedade Brasileira de Zootecnia.

Cass, J. L., C. R. Richardson. 1994a. Effects of slow release products on digestibility, nitrogen retention, and calcium utilization by growing wethers. Texas Tech Univ. Anim. Sci. Research Report.

Cass, J. L., C. R. Richardson. 1994b. In vitro ammonia release from urea/calcium compounds as compared to urea and cottonseed meal. Texas Tech Univ. Anim. Sci. Research Report.

Catto, J. B., E. Afonso. 2001. Taxa de natalidade de vacas e desempenho de bezerros sob desmama antecipada no Pantanal. Pesq. agropec. Bras. 36:1205-1211.

Galyean, M. L., J. F. Gleghorn. 2000. Summary of the 2000 Texas Tech university consulting nutritionist survey. Disponível em: http://www.asft.ttu.edu/burnett_center/progress_reports/bc12.pdf

Pritchard, R. H. 2006. Bunk Management. Disponível em: http://gpvec.unl.edu/files/feedlot/Griff-PMCD/GriffinPMfiles/Lolbunkm.pdf

0 Comments

  1. Cassio Maggi disse:

    Seria interessante que fosse exposto os dados do trabalho da Embrapa Pantanal, como por exemplo a composição nutricional dos suplementos e a relação custo beneficio da aplicação, custo de mão de obra, armazenamento do produto e, os demais dados disponíveis.

    O autor do artigo, Judson Vasconcelos, enviou o trabalho da Embrapa Pantanal, que pode ser acessado clicando aqui.

    Equipe BeefPoint

  2. Alencar João da Silva disse:

    Bom dia
    dou assessoria para uma propriedade de gado de corte e vamos implementar um sistema de desmama precoce com o uso de creep-feeding por isso preciso de um modelo para adquirir o material necessario para a construcão dos mesmos, se possivel com a planta em madeira pois temos serraria e madeira de eucaliptus, o que nos favorece.
    Att
    Alencar

plugins premium WordPress