Categories: Giro do Boi

UE vai adotar meta de redução de uso de agrotóxicos e fertilizantes

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) vai adotar como meta a redução de 50% no uso de pesticidas e uma diminuição de pelo menos 20% na utilização de fertilizantes.

As medidas fazem parte de uma estratégia chamada de “Farm to Fork”, que pretende tornar o sistema alimentar mais saudável, garantindo a segurança alimentar e reduzindo os danos ambientais e climáticos, de acordo com comunicado oficial do grupo.

O pacote de medidas inclui, ainda, uma redução de 50% nas vendas de antimicrobianos usados em animais e a implementação de agricultura orgânica em 25% das terras agrícolas. Segundo a entidade, a estratégia depende dos agricultores, pescadores e aquicultores europeus, que vão receber novas fontes de financiamento e todo o apoio necessário para adoção das práticas mais sustentáveis.

“Tornar a sustentabilidade a marca registrada da Europa abrirá novas oportunidades de negócios e diversificará as fontes de renda para os agricultores e pescadores europeus”, afirma a Comissão no documento. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

No âmbito da pandemia do novo coronavírus, o grupo também defende que as medidas podem apoiar a recuperação econômica, fortalecendo a resiliência da sociedade a futuras ameaças, aumentando a proteção da vida humana e selvagem.

“Temos de avançar e tornar o sistema alimentar da UE uma força motriz para a sustentabilidade. A Estratégia Farm to Fork fará uma diferença positiva na maneira como produzimos, compramos e consumimos nossos alimentos que beneficiarão a saúde de nossos cidadãos, sociedades e meio ambiente”, reforça a comissária para Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.

Fonte: Notícias Agrícolas.

This post was published on 22 de maio de 2020

Share
Published by
Equipe BeefPoint
Tags: UE

Recent Posts

Cientistas em Massachusetts criam carne bovina mais saudável aprimorando geneticamente células de vaca com nutrientes vegetais

Cientistas em Massachusetts conseguiram combinar células musculares bovinas com extratos de plantas no que eles… Read More

19 de outubro de 2020

Caminho aberto para novas valorizações do boi gordo

Durante toda a semana, o movimento altista voltou a ganhar força diante das dificuldades de… Read More

19 de outubro de 2020

“Compras da China podem chegar a 1,2 milhão de toneladas de carne”, diz Lygia Pimentel

O mercado brasileiro de carne bovina segue em alta este ano e também no próximo,… Read More

19 de outubro de 2020

Brasil produz mais carne usando menos terra, diz presidente da JBS

O presidente-executivo global da JBS , Gilberto Tomazoni, afirmou nesta sexta-feira que fornecedores de gado… Read More

19 de outubro de 2020

NotCo leva hambúrguer vegano ao varejo mirando expansão nacional

A partir de novembro, a chilena NotCo coloca em prática seu plano de expansão no… Read More

19 de outubro de 2020

Falta de integração de bases de dados desafia fiscalização

A falta de integração entre as bases de dados e estatísticas do governo e a… Read More

19 de outubro de 2020