Mercado Físico da Vaca – 18/10/10
18 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 19/10/10
20 de outubro de 2010

UE quer proibir clonagem animal para fins alimentares

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) proporá nesta terça-feira proibir, ao menos por cinco anos, a clonagem de animais para obter alimentos, como a carne ou o leite.

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) proporá nesta terça-feira proibir, ao menos por cinco anos, a clonagem de animais para obter alimentos, como a carne ou o leite.

A Comissão apresentará um relatório na qual pedirá “suspender temporariamente” a técnica da reprodução de gado para a produção de alimentos, segundo uma minuta a qual a agência de notícias Efe teve acesso.

No entanto, o órgão quer permitir que os animais sejam clonados para objetivos relacionados à pesquisa ou para conservar espécies em risco de extinção. O relatório sugerirá também vetar as importações de carne, leite e outros alimentos procedentes de gado obtido a partir dessa técnica.

A comissão deve justificar a pertinência da proibição, que pode ser revista em cinco anos, por conta das preocupações morais na sociedade e do bem-estar dos animais. A proposta deverá ser aprovada pelo conselho de ministros da UE e pelo Parlamento Europeu.

Atualmente, a clonagem animal é praticada por alguns países do bloco, mas apenas para pesquisa, visto que no mercado europeu não há carne, nem leite procedentes de clones. Os Estados Unidos são o país mais avançado do mundo nessa tecnologia, embora Argentina, Brasil e Japão também tenham pesquisas bastante desenvolvidas no assunto.

As informações são da Folha Online, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. lucas lopes moino disse:

    O Brasil tem hoje, nao só linhas de pesquisa bte avancadas mas tambem, a maior empresa de clonagem comercial do mundo.

    Inclusive ha clones em coleta em centrais de IA, em circuitos de rodeio profissional e por ai afora.

    As empresas de clonagem comercial trabalham com forte demanda e uma longa fila de contratos para cumprir.

    Viva o bom momento e a tecnificacao dos sistemas de producao.

plugins premium WordPress