Os desafios de ser herdeiro em uma empresa familiar
27 de abril de 2018
Copa do Mundo pode causar ruptura da oferta de carne
27 de abril de 2018

UE procura expandir o acesso à carne bovina dos EUA

A União Europeia (UE) está buscando expandir o acesso à carne bovina dos Estados Unidos, um movimento que coincide com as negociações intergovernamentais destinadas a conter uma guerra comercial.

Uma consulta realizada pela Comissão Europeia mostra o trabalho para um novo acordo, mas o órgão ainda tem que dizer quando apresentará um mandato para revisar a atual cota comercial para expandir o acesso à carne bovina dos EUA.

A cota atual, estabelecida em 2009, dava aos EUA uma cota anual de quase 45.000 toneladas de carne livre de hormônios, sem impostos. No entanto, a UE forneceu a mesma cota a outros grandes países exportadores de carne bovina, como a Austrália e o Uruguai. Assim, com a “pizza” cortada de mais maneiras, a parte dos EUA agora representa apenas um terço dessa cota.

Os EUA querem dois terços, o que significaria dobrar as exportações de carne bovina sob a cota para 30.000 toneladas por ano, segundo um relatório do Politico, citando duas fontes familiarizadas com as negociações.

Em 2016, a indústria de carne bovina dos EUA solicitou que o Representante Comercial dos EUA interagisse com a Comissão Europeia sobre o assunto.

“Entendemos que as negociações que foram realizadas entre os dois governos desde então avançaram bastante e esperamos que um acordo possa ser alcançado em breve”, disse Dan Halstrom, presidente e CEO da Federação de Exportação de Carnes dos EUA.

Os esforços da Europa para o comércio de carne bovina acontecem quando seus líderes visitam Washington nesta semana para tentar convencer o presidente Trump de impor tarifas aos produtores de aço e alumínio da UE que entrariam em vigor em 1º de maio.

As duas iniciativas são consideradas não relacionadas, mas paralelas. No entanto, um alto funcionário da UE foi citado pelo Politico como chamando o momento de “uma coincidência muito conveniente de eventos”.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress