Enzimas Fibrolíticas como aditivos na alimentação de bovinos de corte – parte 2/3
12 de dezembro de 2003
Simental registrou média recorde em São Paulo
16 de dezembro de 2003

UE importa mais carne bovina da América do Sul

Um significativo aumento nas importações de carne bovina da América do Sul foi a principal razão do aumento das importações de carne bovina da União Européia (UE) neste ano, até junho. Um artigo divulgado pela Comissão de Carnes e Animais Domésticos (Meat and Livestock Comission – MLC) do Reino Unido indicou que as importações totais de carne bovina da UE na primeira metade de 2003 aumentaram 9% em relação às da primeira metade de 2002, para 136,8 mil toneladas.

As importações européias de carne bovina da América do Sul começaram a aumentar em 2002, após os embargos comerciais impostos depois do surgimento de focos de febre aftosa serem retirados para a carne bovina brasileira, argentina e uruguaia.

Nos primeiros seis meses de 2003, as importações destes países, responsáveis por 79% do total de carne bovina importada pela UE, cresceram 4% em relação às da primeira metade de 2002. A maioria dos aumentos de volume neste ano se referiu à carne resfriada ao invés de congelada.

Apesar de o mercado europeu ser relativamente pequeno para a carne bovina australiana em termos de volume, a UE ainda representa um mercado significativo em termos de valor, com a carne bovina resfriada sendo responsável por 95% das exportações da Austrália ao bloco europeu. As importações de carne bovina australiana pela UE na primeira metade de 2003 foram 21% menores do que em 2002.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress