Embrapa: Considerações sobre os prós e contras do uso de búfalos para evitar ataques de onças sobre bovinos
9 de dezembro de 2015
Terminou semana passada auditoria do USDA no Uruguai
9 de dezembro de 2015

UE considera limitar gorduras trans em carnes processadas e cozidas

A Comissão Europeia levantou a possibilidade de impor limites às gorduras trans em produtos de carne processada e cozida na União Europeia (UE). Um relatório lançado recentemente foi favorável ao princípio do limite, mas mais trabalhos são necessários para determinar quais serão esses limites.

A Comissão disse que limitar as gorduras trans seria “a medida mais eficaz em termos de saúde pública, proteção dos consumidores e compatibilidade com o mercado interno da UE”. As gorduras trans são ácidos graxos insaturados presentes em carnes e produtos lácteos, e podem ser produzidas industrialmente. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que uma salsicha contém 4,85% de gorduras trans, enquanto a carne bovina e de frango contêm 4,25% e 1,15%, respectivamente.

A Comissão está preocupada com as relações entre gorduras trans e doença coronariana cardíaca na UE. Embora o relatório não sugira um limite, informa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um limite de 1% da dieta diária. Outras possíveis ações da Comissão poderão ser rotulagem de alimentos, acordos voluntários e um guia da UE aos Estados Membros impondo limites nacionais, ou ainda, deixar que cada país individualmente encoraje esquemas de redução da gordura trans.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress