Mercado Físico Vaca – 10/05/07
10 de maio de 2007
Beckhauser leva manejo racional à Expozebu e à Expogoiânia 2007
14 de maio de 2007

U$175 a mais por vaca / ano através de suplementação com Ácidos Graxos Essenciais (AGE)

Em dois estudos, a inclusão de Ácidos Graxos Essenciais na alimentação melhorou as taxas de prenhez em 5%. Deste total, 2% foram atribuídos aos efeitos de sua administração antes da parição, e os outros 3% aos efeitos da administração depois da parição.

Em dois estudos, a inclusão de Ácidos Graxos Essenciais na alimentação melhorou as taxas de prenhez em 5%. Deste total, 2% foram atribuídos aos efeitos de sua administração antes da parição, e os outros 3% aos efeitos da administração depois da parição.

Como cada ponto percentual de melhora na taxa de prenhez tem um valor de US$ 35 por vaca / ano, isto equivale a um lucro bruto US$ 175 maior por vaca / ano. (*)

“Gordura é mais do que apenas energia”, explica Roy Ax, professor de ciência animal da Universidade do Arizona. “Os AGEs têm um papel biológico conhecido em reprodução e funções imunes da vaca leiteira. Há um retorno imediato para o produtor se uma vaca puder ser novamente coberta mais cedo,” diz Ax. “Nossa pesquisa indica que uma ração contendo esses ácidos graxos essenciais faz com que haja uma melhor saúde uterina e ovulações mais precoces.”

O termo “Ácido Graxo Essencial” refere-se a um ácido graxo que não pode ser sintetizado no organismo, mas é necessário para certas funções biológicas essenciais. Para as vacas leiteiras, os ácidos graxos ômega-3 (linolênico) e ômega-6 (linolêico) são os mais importantes. Além da quantidade total destes ácidos graxos na ração, também a proporção em que ocorrem é importante.

Muitas pessoas conhecem bem o papel que os Ácidos Graxos Essenciais (AGEs) desempenham no suprimento de energia na dieta de uma vaca. Contudo, os AGEs também são cruciais para a transição e a saúde reprodutiva da vaca. Isto significa vacas mais saudáveis que emprenham mais cedo.

“Então é muito importante trabalhar com o seu nutricionista para assegurar que o balanço adequado dos Ácidos Graxos Essenciais seja sempre alcançado,” explica Ron Butler, professor de ciência animal e fisiologia da Universidade de Cornell.

Funções dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE): Ácido Linolêico (ômega-6) e Ácido Linolênico, DHA e EPA (ômega-3):

Associados à produção de progesterona, ovulação, capacitação dos espermatozóides, contração do oviduto, imunidade e produção de interferon (um fator que permite o reconhecimento do embrião pelo útero e impede a expulsão precoce do embrião no estágio imediatamente após o implante).

(*) No Brasil estudos recentes com primíparas Nelore mostraram um aumento de dez pontos percentuais na taxa de prenhez nos animais suplementados com Megalac-E®.

(Artigo extraído da revista Hoard´s Dairyman, 2006)

MEGALAC®

É a marca mundial sinônimo de fonte de gordura protegida ruminal, devido aos resultados obtidos com a sua utilização em mais de 35 países, na suplementação energética de milhões de cabeças. MEGALAC® incorpora a mais alta tecnologia no setor, devido à experiência de mais de 20 anos da Church & Dwight produzindo e comercializando gordura protegida ruminal.

Perfil dos Ácidos Graxos Essenciais do Megalac®

Ácido Linoléico ——————————————– 40 – 42 %
Ácido Linolênico ——————————————-2,7 – 3%

Para ler esse texto na íntegra, clique aqui.

Para saber mais sobre Megalac-E®, preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress