Volume de abate bovino é o menor em uma década, diz consultoria
22 de julho de 2021
Proposta de seguro para eventuais casos de febre aftosa no RS é formulada
22 de julho de 2021

Tyson Foods integra nova estrutura de bem-estar animal em todo o mundo

A Tyson Foods está evoluindo sua abordagem para o bem-estar animal ao integrar uma nova estrutura de bem-estar em suas operações globais, conhecida como os Five Domains.

O Escritório de Bem-Estar Animal da Tyson desempenha um papel importante em garantir que a visão da empresa para o bem-estar animal se torne uma realidade: ser o líder mundial em bem-estar animal por meio do cuidado compassivo baseado em ciência sólida. Parte de ser um líder significa estar aberto ao pensamento criativo, à inovação e ao conhecimento e práticas em evolução. O Five Domains, conforme idealizado pelo Professor David Mellor e colegas, fornece uma plataforma abrangente que incorpora componentes funcionais e comportamentais, que considerados como um todo, fornecem uma avaliação do estado mental geral de um animal, também conhecido como o bem-estar do animal.

Embora a Tyson Foods reconheça a importância da estrutura de bem-estar das Cinco Liberdades (liberdade de fome e sede; liberdade de desconforto; liberdade de dor, lesão ou doença; liberdade para expressar comportamento normal; e liberdade de medo e angústia) no desenvolvimento de sua estratégia de bem-estar animal, a empresa tomou a decisão estratégica de fazer a transição das Cinco Liberdades para os Cinco Domínios (Five Domains) no ano passado.

A Tyson está agora avançando com a integração em larga escala dos Five Domains em toda a empresa. Ao adotar os Five Domains, as práticas de bem-estar da empresa estão evoluindo e permitindo que a empresa identifique oportunidades de aprimoramento e examine os resultados e comportamentos positivos de cada animal, proporcionando assim um melhor entendimento das necessidades dos animais e, finalmente, melhores resultados de bem-estar.

“Incorporar os Five Domains em nossas conversas e ações diárias é essencial para a Tyson Foods impulsionar a melhoria contínua em nosso programa e cultura de bem-estar em todas as nossas operações globais”, disse o Dr. Ken Opengart, vice-presidente de bem-estar animal global da Tyson Foods.

Five Domains

Com a melhoria contínua, vêm a pesquisa, o aprendizado e a evolução das ideias. Os Five Domains fornecem uma plataforma que permite uma compreensão e avaliação mais abrangentes dos resultados de bem-estar como resultado de uma série de influências. Os Five Domains é uma estrutura conceitual mais progressiva de bem-estar animal que inclui a promoção de estados mentais positivos por meio de quatro domínios – nutrição, ambiente físico, saúde e oportunidades comportamentais, que em última análise contribuem para o quinto domínio, o estado mental do animal.

“Por décadas, as Cinco Liberdades forneceram uma base essencial para conceituar as necessidades de bem-estar dos animais. Conforme a ciência do bem-estar animal avançou, no entanto, a importância de promover estados positivos (físicos, comportamentais e mentais) de bem-estar, além de minimizar estados negativos, é cada vez mais reconhecida ”, disse a Dra. Candace Croney, professora de comportamento e bem-estar animal e diretor do The Center for Animal Welfare Science na Purdue University. “A incorporação dos cinco domínios reflete a mentalidade de liderança necessária para facilitar os processos de pensamento, ações e medições de resultados alinhados com o cumprimento dessas metas.”

Forças dos Five Domains

Embora as Cinco Liberdades tenham sido uma parte influente da ciência do bem-estar animal nos últimos 25 anos e desempenhado um papel significativo no desenvolvimento de programas de bem-estar em todo o mundo, eles se concentram principalmente em experiências e estados negativos, em vez da promoção de oportunidades positivas. O modelo dos Five Domains é projetado especificamente para capturar a complexidade dos estados de bem-estar, facilitar as avaliações de bem-estar e incorporar o conhecimento crescente da ciência do bem-estar em aplicações práticas. Além disso, os cinco domínios são adaptáveis ​​ao comportamento, biologia e ecologia de cada espécie.

“O modelo dos Five Domains representa a vanguarda dos esforços atuais para conceituar e avaliar o bem-estar animal”, disse a Dra. Dorothy McKeegan, conferencista sênior em bem-estar animal e ética na Universidade de Glasgow. “A adoção dos Five Domains pela Tyson representa um compromisso admirável de abraçar as melhorias no bem-estar animal de uma forma cientificamente sólida e baseada em evidências”.

A Tyson Foods colabora com muitos especialistas internos e externos no assunto para utilizar resultados de pesquisas em andamento, inovação e engajamento para melhorar continuamente o bem-estar dos animais confiados aos cuidados da empresa. A Tyson tem um Painel Consultivo de Bem-Estar Animal externo composto por 13 especialistas externos no assunto, um Conselho Global de Bem-Estar Animal interno e 54 especialistas em bem-estar animal especialmente treinados incorporados à empresa que se dedicam a promover a importância do bem-estar animal em toda a empresa, manter os padrões e facilitar melhorias diretamente.

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *