Mercado Físico da Vaca – 04/11/11
7 de novembro de 2011
EUA: fundo de produtores lança projeto de sustentabilidade
7 de novembro de 2011

Top Tag 180 oferece proteção mais duradoura contra a mosca-dos-chifres para bovinos de corte e leite

Nova versão do brinco mosquicida da Pfizer controla de forma eficaz o parasita por até 180 dias, proporcionando alta proteção ao rebanho com menos manejo

Nova versão do brinco mosquicida da Pfizer controla de forma eficaz o parasita por até 180 dias, proporcionando alta proteção ao rebanho com menos manejo

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é pequena, tem a metade do tamanho da mosca doméstica. No entanto, esse parasito não só é capaz de afetar o bem-estar dos bovinos, como também pode provocar grandes perdas aos pecuaristas. No Brasil, a mosca-dos-chifres é responsável por um prejuízo de até 1,3 bilhão de reais por ano1. Para auxiliar no controle estratégico deste parasito, a Pfizer Saúde Animal acaba de lançar Top Tag 180, versão mais concentrada do brinco mosquicida que protege por mais tempo os rebanhos bovinos de corte e leite contra a mosca-dos-chifres. Estudo2 de eficácia do mosquicida Top Tag 180 em bovinos demostrou que o produto mantém os animais livres da mosca-dos-chifres por até seis meses.

“Top Tag 180 é o único produto do mercado a proteger os bovinos por até 180 dias contra este parasito. Com apenas um brinco, é possível controlar de forma eficaz a mosca-dos-chifres, o que permite aos pecuaristas alta proteção ao rebanho com redução de mão-de-obra e menos estresse para os animais”, explica Miguel Domingues Júnior, gerente da linha de antiparasitários e vacinas anticlostridiais da unidade negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal. “Esta indicação sem precedentes de Top Tag 180 permite aproveitar as campanhas de vacinação contra a febre aftosa sem manejos adicionais. Aplicando-o durante o manejo da campanha de vacinação contra a febre aftosa de novembro, por exemplo, é possível removê-lo apenas na próxima etapa da campanha, em maio”, esclarece.

Com formulação exclusiva, Top Tag 180 é ainda o primeiro brinco mosquicida com diazinon – um inseticida da classe dos organofosforados – a 45% de concentração a ser lançado no País. A concentração mais elevada do princípio ativo garante a alta eficácia do produto e, ao mesmo tempo, otimiza e facilita o manejo na propriedade. Os brincos disponíveis no mercado até então protegiam o animal por um período entre 120 e 150 dias. Tal fato gerava um impasse de difícil solução: ou os pecuaristas optavam por um manejo adicional do rebanho para a remoção dos brincos dentro do período recomendado pelos fabricantes ou mantinham os brincos por um período maior do que o recomendado em bula e, neste caso, havia a liberação de subdosagem do princípio ativo e alto risco de surgimento de resistência.

Segundo Domingues Júnior, o lançamento de Top Tag 180 contribui para evitar que os inseticidas da classe dos organofosforados enfrentem o mesmo quadro de resistência que já acontece com os inseticidas piretróides no Brasil. Estima-se que aproximadamente 70% dos produtos utilizados para tentar controlar a mosca-dos-chifres no Brasil contêm piretróides. Porém, de acordo com estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)3, a resistência aos inseticidas piretróides já foi detectada em mais de 90% das propriedades testadas pelo órgão em todas as regiões brasileiras.

O surgimento da resistência aos piretróides está relacionado a diversos fatores, entre eles: seleção inadequada do produto; falhas na preparação e/ou aplicação do produto, levando à aplicação de subconcentrações ou subdosagens; uso abusivo seja pelo excesso de tratamentos seja por sua duração além do necessário ou recomendado em bula. “É preciso muito cuidado na escolha do medicamento e do método de combate à mosca-dos-chifres, embora existam várias opções disponíveis no País para este fim. Trata-se somente de um inseto, mas ao se analisar os prejuízos que a mosca-dos-chifres pode causar à propriedade e o incômodo ao rebanho bovino, a conclusão é que combatê-la da forma correta é fundamental”, salienta o executivo.

Além da maior concentração de diazinon e do maior tempo de proteção, outro diferencial de Top Tag 180 é sua nova matriz de alta resistência e elasticidade, que confere ao produto maior durabilidade e menor risco de perda por queda. “Tudo isso sem carência para leite e carne”, ressalta Domingues Júnior.

Impacto da mosca-dos-chifres

A mosca-dos-chifres se alimenta de sangue, permanece sobre o animal dia e noite e volta imediatamente ao hospedeiro quando é afugentada. Para se alimentar, prefere as áreas fora do alcance da cabeça como: dorso, cupim, paleta, abdômen e membros. As picadas da mosca são constantes, repetitivas e dolorosas – cada mosca pica o animal, em média, de 20 a 30 vezes ao dia, o que os deixa estressados e irritados4.

Além de afetar o bem-estar dos bovinos, o estresse provocado por uma infestação de moscas dessa espécie pode causar redução no ganho de peso por animal, diminuição significativa na produção de leite, queda da taxa de prenhez e redução da qualidade do couro.

Controle estratégico

Nas condições climáticas do Brasil Central, as moscas-dos-chifres acometem os bovinos durante todo o ano. Há dois picos de grande ocorrência parasitária: no início do período das chuvas e ao seu final. O controle estratégico desse parasito é baseado na dinâmica populacional da mosca ao longo do ano: o tratamento com brincos mosquicidas deve ser feito nas épocas mais prováveis de ocorrência das maiores infestações no rebanho.

De acordo com Domingues Júnior, nas regiões do País nas quais os períodos de maiores infestações da mosca coincidem com o período de vacinação contra a febre aftosa (maio e novembro), a adoção de um tratamento estratégico simplifica o planejamento sanitário da propriedade, facilita o manejo do gado e reduz as situações de estresse.

Fontes:
1. Bianchin, I; Koller, W. W.; Detmann, E. Sazonalidade de Haematobia irritans no Brasil Central. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 26, n. 2, p. 79-86, 2006.
2. Teste de eficácia mosquicida em bovinos com brinco mosquicida Top Tag 180 – estudo interno da Pfizer para registro do produto no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
3. Barros, Antonio Thadeu Medeiros. Aspectos do controle da mosca-dos-chifres e manejo de resistência. Embrapa, Corumbá (MS), 2005.
4. Harris, R. L., J. A. Miller, E. D. Frazar, 1974. Horn flies and stable flies: feeding activity. Ann. Entomol. Soc. Am. 67: 891-894, 1974.

Pfizer

A Pfizer Saúde Animal oferece uma gama de soluções diferenciadas para produtores rurais, veterinários e donos de animais de estimação. Seu portfólio é composto por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão Bopriva, Terramicina LA, Dectomax, CIDR, Clarifide, Vivax, Treo ACE, Top Tag 180, Draxxin, Excede, Respisure, Lincospectin, FarrowSure, Convenia, Vanguard e Revolution. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais. A Pfizer Saúde Animal está entre os líderes mundiais em medicamentos veterinários para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães e gatos.

As informações são da assessoria de imprensa.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress