McDonald’s está testando um hambúrguer vegano na Finlândia
6 de outubro de 2017
“It: A Coisa” é transformado um anúncio do Burger King que provoca McDonald’s
6 de outubro de 2017

Tomorrow’s Meatball  – 8 tendências alimentares que poderiam transformar o nosso mundo para melhor

O Tomorrow’s Meatball é uma exploração visual do futuro dos alimentos – explorando as várias maneiras pelas quais poderíamos comer em um futuro não muito distante. A exploração foca em ingredientes alternativos, inovações tecnológicas e territórios gastronômicos inexplorados, que precisamos considerar para combater o nosso insustentável apetite por carne e a demanda explosiva de mais alimentos no futuro.

“Usamos a forma e o tamanho de uma almôndega [meatball] como uma tela para cenários de alimentos futuros, porque queríamos visualizar pesquisas complicadas de uma maneira simples, divertida e familiar. Não há nenhuma cultura que não cozinhe almôndegas – da almôndega sueca, a almôndegas de espaguete italianas e americanas até o condimentado kofta do Oriente Médio”, disse Kaave Pour, do SPACE10.

Gostando ou não, o consumo de carne e nossa crescente demanda por alimentos está se tornando um problema para todos no planeta. Nossa produção de carne está afetando significativamente o aquecimento global, usa água doce que está diminuindo, destrói florestas e pastagens e causa erosão do solo, enquanto a poluição e os resíduos animais criam zonas mortas nas áreas costeiras e sufocam os recifes de corais. Além disso, nossa demanda de alimentos aumentará com 70% nos próximos 35 anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Precisamos ser mais inteligentes e eficientes sobre a forma como produzimos nossos alimentos e ter uma mente mais aberta sobre a diversidade de alimentos, à medida que nossa população global cresce e as mudanças climáticas reduzem a água e as terras que estão disponíveis para a agricultura. O SPACE10 procurou explorar como podemos produzir mais alimentos com menos e de forma mais sustentável do que hoje.

“É bastante difícil imaginar que em um futuro próximo estaremos comendo insetos ou carne artificial. Mas, com a crescente demanda de alimentos, precisamos começar a considerar a adição de ingredientes alternativos ao nosso menu diário. Você poderia dizer que o Tomorrow’s Meatball torna as pessoas um pouco mais familiarizadas com o que não é familiar”, disse Bas van de Poel, que que trabalhou em estreita colaboração com, Kaave Pour da SPACE10 para criar o projeto Tomorrow’s Meatball.

The Artificial Meatball – A carne artificial é um produto de carne animal, cultivada dentro de um laboratório. O primeiro hambúrguer de carne criada em laboratório foi apresentado em 2013 e custou US$ 325.000. Hoje, esse mesmo hambúrguer custa apenas US$ 10. A carne artificial é uma alternativa futura viável para a prática cada vez mais insustentável da pecuária.

The Wonderful Waste Ball – Até um terço de toda a comida estraga ou é desperdiçada antes de ser consumida por pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O desperdício de alimentos é proeminente nos esforços para combater a fome, melhorar a segurança alimentar nos países mais pobres do mundo e preservar o meio-ambiente. Reduzir essa perda é um passo crítico para garantir alimentos suficientes para uma população mundial de rápido crescimento.

The Urban Farmer’s Ball  – A agricultura urbana está crescendo. Mais e mais pessoas hoje em dia estão produzido alimentos o mais local possível. A comida local representa uma alternativa séria ao modelo alimentar global. Ela reduz as “food miles” [distância percorrida pelo alimento até chegar ao consumidor], oferece produtos frescos o ano todo, gera empregos, cria cinturões verdes e fortalece a resiliência das cidades às mudanças climáticas.

The Mighty Powder Ball – A comida em pó vem ganhando força ultimamente. Os substitutos de refeições estão disponíveis em formas líquidas e em pó e incluem todos os elementos de uma dieta saudável: proteína, carboidratos, gorduras insaturadas, juntamente com todas as vitaminas e minerais necessários. Hoje em dia, produtos densos em nutrientes tornaram-se divisores de água para tratar a desnutrição grave nos países em desenvolvimento.

The Lean Green Algae Ball  – As algas são os organismos vegetais que mais crescem na natureza e é uma excelente fonte alternativa de vitaminas, proteínas e minerais. Por isso, a planta aquática média e verde tem muito potencial como fonte de alimento escalável, pois pode ser cultivada em qualquer lugar – muitas vezes em tanques verticais de fermentação – sem usar grandes quantidades de terra ou água.

The 3D Printed Ball  – A impressão de alimentos em 3D tem potencial para salvar o meio-ambiente, enquanto revoluciona a produção de alimentos – convertendo ingredientes alternativos, como proteínas de algas, folhas de beterraba ou insetos em deliciosas refeições. Além disso, a impressão de alimentos 3D abre portas para a personalização de alimentos e nutrição personalizada.

The Nutty Ball – Grãos, legumes e nozes continuam ganhando reputação de saúde por fornecer proteínas e micronutrientes abundantes. Em um futuro próximo, mais e mais produtores locais criarão novas variedades de grãos para prosperar em suas regiões, casando com a seleção clássica de sementes com a tecnologia moderna.

The Crispy Bug Ball  – O consumo de insetos é comum às culturas na maior parte do mundo. Mais de 1000 espécies de insetos diferentes são consumidas em 80% das nações do mundo. Os insetos geralmente contêm mais proteínas e menos gordura do que as carnes tradicionais e têm cerca de 20 vezes maior eficiência de conversão alimentar – tornando os uma adição viável ao nosso menu atual.

O SPACE10 é um laboratório de vida futura em uma missão para projetar um modo de vida melhor e mais sustentável.

Fonte: SPACE10, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress