Nelore Brasil: Veja como foi a 9º etapa do Circuito Boi Verde em Tangará da Serra, MT! (Vídeo)
22 de setembro de 2008
Raça nelore: 130 anos de Brasil
24 de setembro de 2008

TO: Mapa confirma casos de estomatite vesicular

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirma à ocorrência de casos de estomatite vesicular em quatro bovinos com idade superior a 36 meses numa pequena propriedade rural no município de Paranã/TO. Por força do acordo sanitário vigente entre Brasil e Rússia, está suspensa a emissão de certificados de exportação de carne bovina oriunda de animais do estado de Tocantins.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirma à ocorrência de casos de estomatite vesicular em quatro bovinos com idade superior a 36 meses numa pequena propriedade rural no município de Paranã/TO.

O Mapa divulgo nota esclarecendo que as providências para evitar maiores problemas já foram tomadas e informa que:

• A propriedade onde foram detectados os casos da doença ficará interditada até 21 dias após a cura do último animal que manifestou a enfermidade;
• Não será necessário o sacrifício de animais;
• Os países para os quais o Brasil exporta carne bovina já foram comunicados da ocorrência da doença;
• Por se tratar de um tipo de vírus já notificado anteriormente no País, a comunicação à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) será feita mediante relatório semestral encaminhado rotineiramente à entidade;
• Por força do acordo sanitário vigente entre Brasil e Rússia, está suspensa a emissão de certificados de exportação de carne bovina oriunda de animais do estado de Tocantins;
• Os frigoríficos de Tocantins podem continuar a exportar para o mercado russo, desde que abatam animais de outras unidades federativas.

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária comunica que interditou a propriedade rural Sítio Maré Mansa, do município de Paranã, a 392 Km de Palmas, Sudeste do Estado, após constatar casos de estomatite vesicular do tipo indiana. Além da contenção e isolamento da área, também estão sendo feitos pela Adapec o monitoramento das propriedades rurais próximas à notificação, num raio de 10 km, e a fiscalização do trânsito de animais na região.

“Os animais enfermos não precisam ser sacrificados, mas serão acompanhados até a conclusão do ciclo da doença. A contar do fim dos sintomas do último animal infectado, a propriedade ainda ficará isolada por mais 21 dias,” comenta a diretora de Defesa Animal da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, sobre os procedimentos que estão sendo tomados na propriedade interditada, que tem 58 animais.

“Caso suspeite de algum animal, o produtor deve procurar o escritório da Adapec mais próximo, nos informando imediatamente. Os veterinários da Adapec irão realizar uma visita e fazer uma análise do caso de forma rápida, tomando todas as medidas emergenciais necessárias”, pontuou, acrescentando que denúncias podem ser feitas no 0800-631122.

As informações são do Mapa e do jornal A Notícia/TO, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress