Mercado Físico da Vaca – 29/07/10
29 de julho de 2010
Mercados Futuros – 30/07/10
2 de agosto de 2010

Tiago Beckhauser, fala sobre manejo racional e contenção de bovinos

Nesta entrevista, concedida a Miguel da Rocha Cavalcanti durante a Feicorte 2010, Tiago Beckhauser, gerente comercial da Beckhauser, fala sobre manejo racional e contenção de bovinos.

Nesta entrevista, concedida a Miguel da Rocha Cavalcanti durante a Feicorte 2010, Tiago Beckhauser, gerente comercial da Beckhauser, fala sobre manejo racional e contenção de bovinos.

“O nosso negócio é fabricar tronco e balança, mas na década de 90 começamos a mudar o conceito de contenção e controle. Começamos a olhar um pouco para como que o boi enxerga, como ele reage, como ele escuta e os produtos começaram a levar em conta esses pontos”.

“Ao mesmo tempo a gente sabe da necessidade de produtividade dentro do curral. Não estamos falando em pressa, mas não podemos esquecer da segurança, agilidade, qualidade do trabalho que está sendo realizado”.

“Quando falamos em identificação animal existem diversos tipos que podem ser adotados e cada um se encaixa em um determinado sistema de produção, o que precisa ser lembrado é que cada um deles exige um determinado tipo de manejo”.

“No momento da identificação, por exemplo, o animal precisa ser contido dentro do tronco e isso é uma ação agressiva. A grande sacada é fazer apenas o que é necessário e usar apenas as ferramentas necessárias para aquele procedimento”.

“Quando eu uso chip e vou fazer um leitura com bastão, muitas vezes eu não preciso nem conter pescoço, ou seja, eu tenho menos chance de acontecer uma lesão. Assim a identificação eletrônica vem ajudar a aumentar a produtividade do manejo”.

“O tronco é uma ferramenta dentro do curral onde vai passar cada arroba do pecuarista. O importante é saber que qualquer atividade deve ser realizada dentro do tronco de contenção. A segunda dica é que a gente constrói um tronco que pode ser usado para um bezerro ou para um touro [animais com tamanhos e pesos diferentes], assim quem vai usar o equipamento precisa planejar quais peças ele vai usar para realizar cada tipo de manejo e com cada tipo de animal”.

“No tronco se você for mais devagar, você anda mais rápido”.

O desenvolvimento deste projeto só foi possível graças ao apoio da Allflex, In Vitro Brasil e Pioneer Sementes, que confiaram no trabalho da Equipe BeefPoint e viabilizaram a produção das entrevistas gravadas na Feicorte 2010.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress