Mercado Físico da Vaca – 28/10/09
28 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 29/10/09
30 de outubro de 2009

Testes comprovam a superioridade do Onyx no controle do principal parasita dos bovinos

Experimentos realizados em sete fazendas, de quatro importantes Estados para a pecuária de corte, comprovam a superioridade do ONYX no controle da verminose bovina, comparado aos principais endectocidas do mercado.

A Fort Dodge Saúde Animal, empresa do Grupo Pfizer, realizou um importante estudo científico para comprovar os benefícios decorrentes do controle da verminose nos bovinos, sobretudo quando realizado com o Onyx, endectocida de longa duração à base de Moxidectina a 10%. Para isso, o experimento foi conduzido em sete fazendas localizadas em quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. “O objetivo foi comparar a eficácia de diferentes lactonas macrocíclicas (LMs) contra infecções naturais de nematódeos gastrintestinais, avaliando a eliminação de ovos destes parasitos nas fezes, e a relação deste fator com o desempenho produtivo dos bovinos”, informa o veterinário Cleber Silva, gerente de produto da linha de gado de corte da companhia.

O veterinário explica que o estudo foi realizado segundo protocolo científico elaborado pela Dra. Thelma Saueressig (ex-pesquisadora da Embrapa), que coordenou os trabalhos a campo. Neste sentido, foram formados grupos com um mínimo de 25 animais escolhidos aleatoriamente em cada uma das fazendas, designado segundo peso corporal. Neste sentido, eles foram tratados e pesados, além de analisados, no primeiro dia do tratamento, depois, após 90 dias e, ao final, após 150 dias. “Os resultados demonstraram que o endectocida à base de Moxidectina a 10% apresentou melhor eficácia no controle de endoparasitas quando comparado a outras LMs e promoveu desempenho produtivo superior”, conta Silva.

Pecuária moderna exige alto desempenho produtivo

Silva ressalta o controle da verminose com antiparasitários de longa duração que apresentam resultados efetivos, como o caso do Onyx, à base de Moxidectina a 10%, como fundamental aos produtores que se dedicam à busca de bons resultados produtivos em seus rebanhos. Neste sentido, ele frisa que o sucesso da produtividade da pecuária depende da união entre boas práticas de manejo, genética, nutrição e sanidade e que, neste caso, a saúde animal é afetada por diferentes agentes infecciosos e parasitários que acometem os bovinos.

No caso da pecuária brasileira, o veterinário relaciona ainda a necessidade do controle estratégico da verminose ao fato de a maioria das propriedades rurais utilizar o sistema de produção extensivo, que gera maior exposição dos animais às cargas parasitárias presentes nas pastagens devido à dificuldade de manejo. “As infecções parasitárias podem afetar a produção pecuária por influenciar negativamente o desenvolvimento dos animais, gerando perda de peso e/ou diminuição do ganho de peso e, portanto, causando grandes prejuízos econômicos aos pecuaristas”, reitera o veterinário.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress